Duelo de Mães

Como saber se o peixe está fresco? 4 sinais para não errar na compra

Chef Dalton Rangel explica que toque, cheiro e olhos do peixe mostram se o produto está bom para consumo

Amanda Caroline e Fernanda Frozza

Descubra se o peixe está fresco e acerte na escolha
Descubra se o peixe está fresco e acerte na escolha
Envato Elements

Para fazer uma receita saborosa com peixe, o preparo precisa começar na hora da compra. Ao escolher o ingrediente, é necessário garantir que ele esteja fresquinho. E, caso você tenha dúvidas sobre o melhor produto, o chef Dalton Rangel, do Duelo de Mães, indica quatro características que te ajudam nessa missão gastronômica.

O primeiro passo é notar os olhos do peixe, que precisa estar bem claro, translúcido. Em seguida, preste atenção na guelra, que tem que ter uma coloração vermelhinha e nunca acinzentada. O passo três é o mais óbvio de todos, o odor: não pode ter cheiro forte ou passado. Por fim, faça o teste do toque. “Se a carne estiver firme, beleza. Se começar a fazer buraco quando você clicar e ficar o formato do seu dedo, o peixe já está passado”, avisa.

Assista ao vídeo e saiba mais:


Além da escolha do produto, Dalton reúne outras dicas para acertar no preparo. Entre elas, sempre temperar o peixe antes de assar e, se possível, sempre manter a pele. “Sou da escola de que pele e peixe combinam e ela protege o peixe sempre, exceto em algumas preparações, como a moqueca. Mas, em geral, todo peixe que é assado ou vai numa frigideira, precisa da pele para protegê-lo. E não só proteger do cozimento, mas garantir que a carne fique inteira ao servir. Então se você não gosta da pele do peixe, faça com a pele, retire na hora de servir vai ficar muito mais suculento e gostoso”, aconselha.

Vale também tem que ficar de olho no tipo de peixe para cada preparo. O salmão, por exemplo, é uma boa opção para assados. Já a truta e o atum são indicados para grelhados, enquanto o robalo e o pintado são bons protagonistas de ensopados.