Duelo de Mães

Como temperar o peru de Natal? Chef do Duelo de Mães dá dicas para a ceia

O chef de cozinha Dalton Rangel revela truques que prometem facilitar o preparo da ceia

Por Amanda Caroline

Peru natalino é opção certeira para o jantar em família
Peru natalino é opção certeira para o jantar em família
Envato Elements

Falta muito pouco para o Natal e o chef Dalton Rangel, do Duelo de Mães, traz dicas que prometem facilitar o preparo da ceia. O peru é o protagonista do jantar em família e merece toda a sua atenção na cozinha. 

Como temperar o peru? Qual o segredo para deixá-lo macio por dentro e crocante por fora? O nosso especialista responde essa e outras perguntas sobre o prato no vídeo abaixo. Confira:


Como temperar o peru?

Aposte na marinada para garantir o sabor e a suculência da ave. Dalton Rangel entrega o passo a passo: “Gosto de trabalhar com a mesma proporção de vinho e água. Adicione o mirepoix, que é cebola, cenoura e salsão, ervas aromáticas, como alecrim, tomilho ou louro, e tempere com sal. Faça a mistura dos ingredientes em uma cuba e mantenha o peru submerso nesse líquido por 24 horas dentro da geladeira. Quando ele absorver todo esse caldo, você pode retirá-lo da marinada e começar a prepará-lo.”

Qual o segredo para deixar o peru macio por dentro e crocante por fora?

O primeiro passo é acompanhar a temperatura interna da ave. “Alguns perus vêm com o termômetro ‘pulou, assou’, que facilita bastante esse processo. Se você não tiver termômetro, asse o peru com papel alumínio a 180°C por 1 hora”, indica o chef. O papel alumínio, inclusive, tem papel fundamental na maciez. “Ele prende todo o suco no peru. O vapor sobe, bate no papel alumínio, volta para a carne e é absorvido”, explica.

O truque para garantir a crocância e a cor dourada do peru é simples. “Depois de tirar o papel alumínio, pincele azeite, manteiga ou margarina em toda a extremidade da ave. Repita o processo duas ou três vezes”, completa. Deu água na boca!

Tópicos relacionados