Duelo de Mães

O que significa banoffee? Dalton Rangel responde

Torta feita de banana, doce de leite e massa crocante - muito consumida nos EUA - tem se tornado cada vez mais popular por aqui

Amanda Caroline e Fernanda Frozza

Banoffee é feita de banana, doce de leite e massa crocante
Banoffee é feita de banana, doce de leite e massa crocante
Envato Elements

Cada época é marcada por uma sobremesa-desejo. Já foi a vez do cupcake, da paleta mexicana e de uns tempos para cá quem tem conquistado os apaixonados doces é a banoffee. Mas, afinal, que doce é esse? É uma torta muito popular nos Estados Unidos que leva banana, doce de leite e uma massinha crocante, feita com biscoito amanteigado ou biscoitos esfarelados e manteiga, explica Dalton Rangel, chef do Duelo de Mães.


“O que eu gosto da banoffe é que você pode variar demais a massa dela, ela pode ser feita de biscoito; pode ser feita de farinha, açúcar, manteiga e um pouquinho de essência de baunilha; e pode ser feita, inclusive, com aveia e castanhas”, detalha.

Independentemente da sua preferência na hora de seguir a receita, Rangel dá três dicas que podem ajudar no sucesso e sabor da sobremesa

1. Melhor banana

Na opinião do chef, o fruto mais indicado para preparar a sobremesa é a banana-prata. “Você pode usar também a banana d’água ou a nanica, como é conhecida, mas na minha opinião fica mais gostosa com a prata", entrega.

2. Doce de leite caseiro

Uma boa pedida é fazer o doce de leite em casa, mas você vai precisar de tempo. “Até o leite formar o doce de leite com açúcar na panela vai demorar bastante, mas existem receitas muito boas, inclusive minhas, que vocês podem fazer de doce de leite para fazer a sua banoffee”, diz.


3. Tempo de forno

A banoffee pie não é uma torta assada, a única coisa que se assa é a massa. Por isso, de acordo com o chef, o tempo de forno pode variar, dependendo do estilo de massa que você quiser assar. “Normalmente, é em torno de 20 minutos para você atingir a crocância. Em seguida, deixe esfriar para montar.” Aí é só apostar no chantili ou merengue para finalizar.