Duelo de Mães

Qual a diferença entre bolo e brownie? Dalton Rangel explica

Textura e sabor das sobremesas são diferentes; enquanto o bolo é mais fofinho, o brownie é mais denso e cremoso

Amanda Caroline e Fernanda Frozza

Não dá para negar que bolo de chocolate e brownie são uma delícia. Mas você sabe qual a diferença entre essas duas sobremesas? Apesar de parecidas, elas têm características específicas, o que muda sabor e textura. O bolo é macio e fofinho, enquanto o brownie é crocante por fora e cremoso por dentro. E isso dá para notar assim que sai do forno.

Segundo o chef Dalton Rangel, do Duelo de Mães, é possível identificar que o  brownie está bom dentro do forno quando ele começa a criar uma espécie de capa protetora, como se fosse uma nata ou uma crostinha. “Quando ele cria essa capa, você pode espetar. O bolo assa até ressecar o palitinho, enquanto o brownie sai com o palitinho molhado”, explica Depois disso, é só deixar esfriar para comer.

O brownie também é mais denso, tem um sabor mais forte do cacau, enquanto o bolo de chocolate tradicional tem um sabor mais leve, aerado e delicado. 

Além disso, segundo o chef, a maneira de prepará-los e os ingredientes também mudam. O brownie costuma acompanhar nozes, avelã ou gotas de chocolate. Ele pode ser feito com vários tipos de chocolate, mas o mais comum é o chocolate ao leite ou meio-amargo em barra derretido com alguma gordura.

Como derreter o chocolate do brownie?
Há duas maneiras para derreter o chocolate, mas é preciso ficar atento para que não passe do ponto. A primeira, e mais comum, no micro-ondas. “Coloca 30 segundos no micro-ondas, retira e mexe. Coloca mais 30 segundos, retira e mexe até você ter o seu chocolate derretido”, explica Rangel.

O outro é em banho-maria, com panela no fogão, água em ebulição e chocolate dentro de um recipiente. O segredo é mexer sempre até derreter. “Só tome cuidado porque se cair um pingo de água dentro do chocolate, ele vai cristalizar", diz. Mas nada que a atenção redobrada não resolva. “Tanto no micro-ondas quanto no banho-maria é um pouquinho complicado, mas você respeitando o processo, fazendo com calma, vai ficar muito bom”, completa o chef. 

Se ele falou, tá falado!