Duelo de Mães

Qual o principal erro na hora de preparar estrogonofe? Dalton Rangel explica

Melhor tipo de creme de leite, como preparar a carne e outras dicas do chef para acertar na receita

Amanda Caroline e Fernanda Frozza

Chef explica qual o principal erro ao preparar estrogonofe
Chef explica qual o principal erro ao preparar estrogonofe
Band Receitas

Estrogonofe é um clássico do dia a dia. O prato tipicamente russo ganhou suas versões no nosso país e se popularizou por aqui, mas algumas pessoas ainda cometem deslizes na receita. De acordo com o chef Dalton Rangel, do Duelo de Mães, um dos erros mais comuns é não aquecer a panela antes de colocar a carne. Sabe quando você vê um estrogonofe com carne esbranquiçada e chocha? É exatamente isso. 

“A proteína precisa de uma panela bem quente com azeite ou com qualquer tipo de gordura para selar, caramelizar e desenvolver o sabor”, explica. Nos bastidores do programa, Rangel responde às principais dúvidas na hora de preparar a iguaria. Olha só!


Qual é o melhor tipo de carne para estrogonofe?

A carne que eu considero ideal para o preparo de estrogonofe é o filé mignon, mas você pode trabalhar com outras, como o contrafilé, que é uma carne macia e também saborosa. Pode ser um acém, que vai durar um pouco mais tempo de cocção até amaciar, e até mesmo uma alcatra. 

Como calcular a quantidade de estrogonofe por pessoa?

Se calcular um estrogonofe para a sua família, sempre sugiroc trabalhar com 150 g de carne por pessoa. Porque depois vai mais uns 100 g de molho, mais arroz, mais batatinha palha, aí cada um vai conseguir comer com tranquilidade uns 400 g de comida. E já tá bom isso aí, né? 

Pode colocar catchup no estrogonofe?

O meu estrogonofe vai catchup, sim. Com toda certeza. Esse adocicado que o catchup traz para a produção do estrogonofe é o que traz essa memória brasileira de fazer essa receita. Acho que gente requintada que quer utilizar só o molho de tomate e fica julgando colocar catchup no estrogonofe tá completamente errada. Repense isso aí! 

Qual é o melhor creme de leite para a receita? 

O estrogonofe fica bom com todos os cremes de leite. Pode ser o de latinha, o de caixinha e o fresco. O fresco tende a deixar o seu estrogonofe um pouco mais líquido, a não ser que você reduza bem ele e depois acrescente na preparação. O de latinha tem aquele gosto característico, que é muito bom, mas ele também pode talhar se você cozinhar demais. Já o de caixinha, para mim, é o mais indicado porque você pode ferver, ele não talha e o sabor é muito gostoso. Tanto faz o creme de leite que você vai escolher, você só precisa saber trabalhar com essas três versões. 

Qual o erro mais comum na hora do preparo?

O erro mais comum no preparo do estrogonofe é você não aquecer a sua panela antes de colocar a carne, aí fica aquela carne esbranquiçada, dura e xoxa. Antes de preparar seu estrogonofe, aqueça bem essa panela. A proteína, a carne, precisa de uma panela bem quente com azeite ou com qualquer tipo de gordura para selar, caramelizar e desenvolver o sabor.