Entretenimento

Endocrinologista responde mitos e verdades sobre a diabetes

Quase 500 milhões de adultos estão com diabetes no mundo

Da Redação, com Melhor da Tarde

Mitos e verdades sobre a diabetes PxHere
Mitos e verdades sobre a diabetes
PxHere

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que em torno de 463 milhões de adultos estão com diabetes no mundo, além de mais de 1 milhão de crianças e adolescentes com menos de 20 anos que apresentam diabetes tipo 1.

A diabetes é uma doença causada pela falta ou má absorção da insulina, hormônio que promove o aproveitamento da glicose como energia para o nosso corpo. No Melhor da Tarde desta quinta-feira (10), a endocrinologista Andressa Rainbecher esclareceu alguns mitos e verdades sobre o assunto. Confira:

Comer doces eleva o diabetes

"Verdade. Isso acontece porque o alimento com alto índice glicêmico, como o doce, que é rapidamente absorvido pelo nosso organismo, eleva os níveis de glicose no sangue. E esse nível de glicose no sangue elevado é o que a gente ler no aparelhinho, o Glicosímetro, ou mesmo no próprio exame de sangue".

Só obesos têm diabetes tipo 2

"Mito. Na verdade, o diabetes tipo 2 pode acontecer mais comumente em pacientes obesos, mas pacientes com sobrepeso e mesmo pacientes com peso normal, mas com acúmulo de gordura em região abdominal, podem sim desenvolver diabetes tipo 2".

Diabéticos podem ter mais gripes e resfriados

"É verdade. O diabético descompensado, que é aquele em que o nível de açúcar está elevado, tende a ter o sistema imunológico mais enfraquecido. Porque o diabetes causa uma inflamação no organismo e essa inflamação é muito danosa ao sistema imunológico. Então é por isso que, muitas vezes, os diabéticos vão ter mais furúnculos, mais foliculite. A paciente diabética pode ter mais candidíase vaginal.

Isso acontece por conta do excesso de açúcar, que enfraquece o sistema imunológico, e também com relação ao processo inflamatório. Mas o diabético que está bem controlado tem o sistema imunológico absolutamente igual ao paciente não-diabetico. Mas se ele está descompensado, e a gente sabe que os pacientes diabéticos estão muitas vezes descontrolados, isso é, de fato, uma verdade".

Mais notícias

Carregar mais