Entretenimento

Entenda por que altas temperaturas podem ser perigosas para os cachorros

Segundo Manu Karsten, colunista da BandNews FM, o problema é ainda maior quando a alta temperatura está associada à alta umidade relativa do ar; entenda abaixo:

Manu Karsten, da rádio BandNews FM

Entenda por que altas temperaturas podem ser perigosas ao seu cachorro Envato Elements
Entenda por que altas temperaturas podem ser perigosas ao seu cachorro
Envato Elements

O nosso ouvinte Maurício Garcia me escreve perguntando por que que as altas temperaturas associadas a alta umidade relativa do ar são terríveis para os animais? Maurício, muito bacana a sua pergunta, viu? Ela me leva à aula de fisiologia da faculdade, que eu amava!

Seguinte, a gente, primeiro, precisa entender qual é o mecanismo que faz com que a gente mantenha a nossa temperatura corporal, a fim de não a elevar ou baixar muito. Quando a gente está fazendo exercício, ou quando está muito quente, a gente perde calor basicamente de duas maneiras: por meio da evaporação do nosso suor e pelo ar exalado. Então, para nós, seres humanos, a transpiração é muito eficiente, porque a gente tem milhares de glândulas sudoríparas espalhadas pelo corpo, as quais fazem com que a gente elimine suor demais.

Agora, alguns animais não têm tantas glândulas sudoríparas assim e outros tem menos ainda. Quando a gente fala dos cachorros, estamos falando de animais que quase não tem glândulas sudoríparas, então, eles vão perder calor de que maneira? Por meio da expiração, ou seja, quando eles estão ofegantes. É a saída do ar pela boca que faz com que eles percam calor. 

Quando a umidade relativa do ar está alta, o que acontece? Existe a dificuldade de evaporação, porque o ar já está saturado de partículas de água. Aí, fica mais difícil a transpiração e a perda de umidade do nosso corpo para o meio ambiente. 

Quando a temperatura está alta e a umidade relativa do ar também está alta é muito importante que a gente não exercite os nossos animais. Não saia para caminhar com seu cachorro, muito menos com o gato. Com todos os animais em geral, umidade relativa acima de 50%, 60% combinada com temperatura acima de 35°C, não é aconselhável exercício de nenhum tipo, tá?

Participe também da nossa coluna enviando a sua dúvida para eobicho@bandnews.com.br, ou então pelo Instagram: @manukarsten. OUÇA MAIS COLUNAS DA MANU KARSTEN NA RÁDIO BANDNEWS FM.

Mais notícias

Carregar mais