
“Eu quero tchu, eu quero tchaaaa”! Tem muita gente que já dançou ao som dessa música em uma época que ainda não existiam hits virais do Tik Tok. Isso porque, Neymar comemorou seu 100º gol pelo Santos com a coreografia do “funknejo” em 2012. A música viralizou na época, e a “pequena” comemoração, impulsionou a carreira de João Lucas e Marcelo, que lançaram a canção.
Neymar até participou do clipe da dupla, em maio daquele ano. O hit gravado na Vila Belmiro, estádio do Santos Futebol Clube, menciona o craque já na letra: “O Neymar me chamou, disse: faz o tchu tcha tcha, perguntei ‘o que é isso’, ele disse 'vou te ensinar!'".
Entre 2009 e 2013, bastava o atacante fazer alguma coreografia que a música virava assunto no Brasil. Ai se eu te pego, do Michel Teló, Balada, do Gusttavo Lima, e Eu quero tchu, eu quero tcha, da dupla João Lucas e Marcelo, são apenas alguns sucessos que ele embalou no período.
Neymar fez a reestreia pelo Santos, na noite da quarta-feira (6), em uma partida válida pelo Campeonato Paulista. O jogador deu até um tom nostálgico para o retorno quando decidiu resgatar o corte moicano. E o hit coreografado pelo atleta foi lembrado pelos fãs.
No entanto, a maioria dos artistas com quem Neymar dançou mantém uma carreira consolidada até hoje. Mas o que aconteceu com a dupla João Lucas e Marcelo? Bom, seis anos depois, em 2018, e mais dois hits chicletes - “Louca, Louquinha” e “Vamos beber”, a dupla se desfez.
João Lucas decidiu ir para o meio político. Já Marcelo, adotou o sobrenome Martins e resolveu escalar todas as suas composições românticas.
“Esse ritmo, mais funknejo, rotula muito a dupla. Não é fácil você tirar esse rótulo. O pessoal espera mais uma animada, mais um funknejo. Não é fácil mostrar o talento romântico. A gente não queria cantar funknejo. Gravamos uma e estourou”, disse Marcelo ao G1 em 2018.
Sucesso da música
Composta por Shylton Fernandes, hitmaker de Campina Grande (PB), interpretada por João Lucas e Marcelo (o primeiro do Tocantins e o segundo do Mato Grosso) e lançada pela gravadora Som Livre, a música tem mais de 50 milhões de players no Spotify, além de mais de 10 bilhões de visualizações em vídeos espalhados pelo Youtube.
Tamanha a repercussão na época, que, até mesmo outros jogadores como Cristiano Ronaldo e a Rainha Marta fizeram a coreografia. A música também foi trilha sonora da novela "Avenida Brasil" (2012), da Rede Globo, e coreografada pela personagem Carminha, interpretada por Adriana Esteves.
O sucesso foi imediato. De acordo com dados do Google Trends, 2012 foi o ano marcante da dupla. Em março daquele ano, os nomes de João Lucas e Marcelo atingiram o pico máximo de buscas e interesse entre os brasileiros ao longo de toda a carreira. No entanto, esse foi o auge e, infelizmente, o último.
O lançamento de mais alguns hits ajudaram a manter o hype da dupla por um período, mas o interesse pelos cantores minguou completamente.
Por onde anda João Lucas e Marcelo?
Em 2025, a dupla João Lucas e Marcelo continua na ativa, mas como uma nova formação. Isso porque após a separação, Marcelo Martins, responsável pela primeira voz, seguiu carreira solo. João, agora segue ao lado de Fernando de Castro.
Em um vídeo compartilhado no Instagram da nova dupla, que se considera “reis do funknejo”, eles comentaram o retorno de Neymar ao Santos: “Nós e todos os brasileiros estamos felizes de ter esse craque de volta ao Brasil para abrilhantar o futebol”, disseram logo após cantarem e dançarem a famosa “Eu quero tchu, eu quero tcha”.