Animais deficientes ganham chance de vida nova com a tecnologia

Veterinária Manu Karsten participou do Faustão na Band e mostrou como avanços têm ajudado animais

Da Redação

Você adotaria bichinho com algum tipo de deficiência? Foi esta pergunta que o Faustão na Band desta terça-feira (4) fez ao público ao mostrar como a tecnologia tem ajudado os bichinhos. No programa, foram mostrados aparelhos e técnicas que estão sendo desenvolvidas para ajudar animais que perderam alguma parte do corpo, como um tucano que recebeu um bico novo.

A veterinária Manu Karsten participou da atração e falou um pouco sobre estes avanços. “A medicina veterinária está dando passos largos. Tem um tucano que perdeu o bico e o grande desafio é fazer uma prótese que seja resistente mas leve ao mesmo tempo. Foi feito em uma impressão 3D e você dá condições de uma segunda chance para o bicho”, exemplificou a especialista.

Entretanto, ela disse que, no caso específico do tucano, ele dificilmente conseguirá ser recolocado na natureza.

“Dentro de todas as funções do bico do tucano, existe também uma função de termorregulação. Se por acaso solta o bico e o bicho está na natureza, como é que faz? Não tem nenhuma chance. O desafio é essa”, destacou.

Ao mesmo tempo, o programa também mostrou as histórias de alguns cachorros, como o Valente, que foi abandonado na casa de uma moça. Ele teve uma doença viral e perdeu completamente o movimento das quatro patas.

“Ele recebeu a chance de conseguir se locomover. Recebeu um carrinho e de adaptou muito bem”, explicou Manu.

Faustão Na Band

O Faustão na Band é transmitido de segunda a sexta na programação da Band, sempre às 20h30 (horário de Brasília), logo depois do Jornal da Band. É possível assistir ao programa ao vivo no site, YouTube ou Bandplay, o aplicativo gratuito com toda a programação da Band.