Faustão na Band

Band TV 55 anos: Faustão lembra momentos históricos da emissora

Apresentador relembrou coberturas, programas e eventos esportivos que marcaram os 55 anos da Band

Da Redação

O Grupo Bandeirantes de Comunicação comemora em 2022 85 anos de história. Junto com a rede que possui rádios, TVs por assinatura e produtos digitais, a Band TV completa 55 anos anos de existência como uma das emissoras de maior prestígio no Brasil.  

No Churrascão do Faustão desta sexta-feira (13), o apresentador lembrou momentos históricos no jornalismo, entretenimento e esportes.  

“Essa empresa que está cada vez mais forte e alcançando o lugar que merece na comunicação deste país”, disse Faustão.

O diretor de conteúdo nacional da Band, Rodolfo Schneider, foi um dos convidados do programa e falou sobre a data marcante para a TV. Ele lembrou nomes marcantes que passaram e foram revelados pela emissora paulista.  

“Tantos passaram por aqui nessa casa, é um celeiro de jornalismo, esporte e entretenimento", disse o jornalista.

A Band tem o marco de ser pioneira em muitos segmentos. Foi a primeira TV que transmitiu em cores no Brasil. As imagens eram da Festa da Uva, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul - e foram captadas pela TV Difusora, depois integrada ao Grupo Bandeirantes.

O pioneirismo não para por aí - nos anos 1980, a primeira transmissão via satelite; e nos anos 1990, a primeira a publicar vídeos na internet. Foi também a primeira TV a promover debates entre candidatos à Presidência da República.

O jornalismo da Band cobriu de perto fatos que marcaram a história do Brasil e do mundo. A chegada do homem à lua em 1969; diretas Já em 1984; primeiro debate presidencial em 1989; atentado 11 de setembro 2001; tragédia de Brumadinho; pandemia do coronavírus.

No entretenimento, nomes como Hebe Camargo, Ronald Golias, Flávio Cavalcantti, Bolinha, Marília Gabriela, Luciano Huck, Otaviano Costa, Marcos Mion, Adriane Galisteu, fizeram passagens emblemáticas. Inclusive Faustão, que iniciou na TV com seu Perdidos na Noite.

A fama de ser "o canal do esporte" não veio à toa. Grandes competições esportivas foram registradas e transmitidas pela Band, mostrando para a torcida brasileira as conquistas de seus atletas, eternizadas na voz de Luciano do Valle.  

Olimpíadas, a vitória de Fitipaldi em 1989 na Fórmula Indy, Copa do Mundo 1994, Corinthians campeão mundial 2001, Fórmula 1, NBA e muito mais.

Sem nunca ter saído do ar, a TV Band compõe uma parte importante para a história do Grupo Bandeirantes.