Faustão na Band

Cárie pode ser transmitida através do beijo?

O dentista Claudio Sendyk é o convidado do quadro Direto Com o Doutor desta semana

Da Redação

Nesta semana, no quadro Direto Com o Doutor, Faustão recebeu o dentista Claudio Sendyk, que deu dicas sobre como manter uma boa higiene bucal. Ter os dentes saudáveis pode ser mais simples do que parece. Veja alguns tópicos abordados pelo especialista. 

Cárie pode ser transmitida através do beijo?

A cárie não é causada por uma bactéria, mas por uma série de fatores. Não há comprovação de que uma pessoa possa transmitir cárie para outra. Mas a boca é muito mais do que apenas um dente: é nela onde ocorre o primeiro contato com o ambiente externo, por isso uma boa escovação é essencial para evitar sangue e pus, que podem causar mau cheiro, entre outros problemas de saúde. 

Limonada de manhã faz mal para o esmalte dos dentes?

Limonadas aguadas não apresentam problemas, já tomar muito suco puro de limão prejudica o esmalte do dente devido a acidez da fruta. O problema pode ser pior em quem sofre de refluxo, já que o suco gástrico volta para a boca e a acidez desse corrói os dentes.

Como limpar gengiva de bebês?

Uma criança de até 2 anos, se amamentada com leite materno, tem cárie. Mas sempre fica uma gosma na boca, que tem que ser removida, com cuidado para não traumatizar a região. Com o surgimento do primeiro dente, que ocorre aos 7 meses, uma consulta com um dentista especialista é recomendada para que ele oriente sobre como cuidar da higiene bucal do bebê. A partir do momento que se opta pela escovação com pasta, é necessário ter cuidado com o excesso do produto, que contém flúor e até os 8 anos de idade pode ser prejudicial. 

Existe uma forma natural de clarear os dentes?

O clareamento pode estragar o dente dependendo da forma como for feito. O dente tem uma cor que contrasta com a cor da pele e não nasceu para ser branco demais. Não existe um clareador de dente natural, o que existem são produtos químicos que, quando aplicados no esmalte, clareie se estiver escuro.