Considerado o momento de prestação de serviços do Faustão Na Band, o Direto com o Doutor desta quarta-feira (14) recebeu o Dr. Rui Imamura. O especialista é otorrinolaringologista do Hospital Sírio-Libanês e falou no programa sobre questões que envolvem sua área, como a diferença entre gripe e Covid, a faringite e as dores no ouvido causadas por viagens de avião.
Questionado por Anne Lottermann, o médico explicou que é normal sentir dor de ouvido durante o pouso e decolagem de aviões. Ele contou que esse incômodo acontece quando a tuba auditiva não consegue acompanhar a mudança de pressão dentro do ouvido. “Quando dói o ouvido nessa situação, o problema é a tuba auditiva, que é um caninho que liga o ouvido com o nariz”, disse.
Na criança, as vezes essa tuba não funciona muito bem e quando muda a pressão em avião, não consegue fazer com que a pressão dentro do ouvido fique igual à pressão de fora, deslocando o tímpano e causando dor. Não é uma infecção e nem nada.
Apesar de não ser um problema grave, o doutor reconheceu o incômodo da situação e deu dicas para minimizar a dor nessas situações. Ele destacou que o hábito de engolir faz com que a tuba auditiva seja aberta, ajudando na manutenção da pressão interna do sistema auditivo e reduzindo a dor. “Dá alguma coisa para beber porque confirme a gente engole, a tuba auditiva abre. Se por acaso a criança está sendo amamentada, ela está engolindo e vai sentir menos dor”, explicou.
O Dr. Rui Imamura explicou também que estar resfriado ou gripado pode potencializar a dor nesses casos, já que a pressão na tuba auditiva pode ser alterada nessas situações.
Toda a participação do especialista está disponível no canal oficial do Faustão Na Band no YouTube.