Faustão na Band

"Só me sentia segura se recebesse um elogio", diz a atriz Cristiana Oliveira

Guiada por João Guilherme e inspirada na história de Cristiana Oliveira, conversa abordou temas como a autoestima nas redes sociais

Da Redação

A Pizzaria do Faustão desta segunda-feira (16) recebe os cantores Maurício Manieri e Lucy Alves, a atriz Christiane Oliveira e o narrador Sérgio Maurício. Durante o programa, guiado por João Guilherme, o time de convidados falou sobre a pressão da busca pelo corpo perfeito e fez um balanço sobre a influência das redes sociais na destruição da autoestima. 

Christiane Oliveira, que perdeu 50 quilos e esta lançando uma biografia: ela afirma que parte de seus problemas com a autoestima foram relacionados à necessidade da aprovação externa. Confira trechos da entrevista:

30 anos de vida artística

Ela lembra que ninguém é perfeito e aconselha: “Se você se cobrar isso [a perfeição], você está se autodestruindo”.

Após mais de 30 anos de vida artística, Cristiana está lançando a biografia Cristiana Oliveira: Versões de uma Vida (editora Letramento). Na obra, além de passagens marcantes, a atriz fala da redescoberta da autoestima e de como não buscar pela aceitação alheia ajudou para que, com quase 60 anos de idade, ela seja mais feliz e forte. 

Cristiana emagreceu 50kg sem intervenção cirúrgica e comentou com Anne Lottermann: “No livro eu falo das minhas passagens, a briga com a balança, que não foi apenas por questão do físico. É óbvio que também, mas eu buscava muito uma aceitação externa, eu nunca consegui criar uma segurança e uma autoconfiança. Vivi a base da aprovação e olhar do outro. Eu só me sentia segura se eu recebesse algum elogio. Era uma prisão interna que eu tinha”.

Contudo, ela reconhece que hoje, com as redes sociais, o sofrimento pode ser ainda maior. “Eu vejo muitas pessoas com grande frustração”. Segundo ela, muita gente apresenta uma vida na internet que não é a verdadeira, criando imagens irreais para tantos outros. “É o pinico do mundo mesmo”, concordou Faustão. 

João Guilherme, o filho de Faustão, também passou por uma transformação física. O apresentador do Faustão Na Band chegou a pesar mais de 150 quilos e critica pessoas que pregam que está tudo bem com o outro. “Tem muita gente que está com o corpo perfeito e fica querendo falar que está tudo bem. Se a pessoa não está bem, não é você, que está magro, que vai dizer se a pessoa está bem”, disse. 

Para a sanfoneira Lucy Alves, parte importante do processo de preservação da autoestima está na decisão do que é visto nas redes sociais. Ela diz que entender que não existe perfeição é o primeiro passo para conseguir lidar com a própria aparência. “Hoje eu procuro filtrar um pouco mais das coisas que eu vejo e fazer uma coisa que eu acho que é válida para todo mundo: eu procuro seguir perfis nos quais eu me identifico mesmo, sabe?”, disse e completou: “Às vezes a gente vê verdades absolutas na internet, padrões que a gente acha que são os certos, mas não é isso. Eu acho que é sobre você se sentir bem”.

Faustão Na Band

O programa Faustão na Band é exibido de segunda a sexta-feira, a partir das 20h30, logo após o Jornal da Band. Com apresentação de Fausto Silva, você pode assistir ao programa pela TV, site, YouTube, e app BandPlay.

Receba as principais notícias e vídeos da Band via WhatsApp; veja passo a passo