Faustão na Band

Dança das Feras começa nesta quarta (26); conheça ritmos que serão apresentados

Duplas dançarão ao som de valsa, flamenco e foxtrote, entre outros gêneros

Por Da redação

Duplas dançarão ao som de valsa, flamenco e foxtrote, entre outros gêneros
Duplas dançarão ao som de valsa, flamenco e foxtrote, entre outros gêneros
Divulgação

A edição desta quarta-feira (26) do Faustão na Band dá início à Dança das Feras, uma competição eletrizante que reunirá alguns dos principais dançarinos e dançarinas do Brasil, com a promessa de encantar o público com uma grande diversidade de ritmos.

Ao todo, o show contará com sete duplas, formadas por integrantes do Balé do Faustão (Bárbara Brito, Bárbara Perbone, Bia Michelle, Bruna Santos, Nathália Ramos, Paula Santos e Yanca Guimarães) e dançarinos profissionais (Daniel Norton, Dennis Dinelle, Derik Salles, Élcio Bonazzi, Heron Leal, Rafael Leal e Vinícius Nascimento).

Para que fossem escolhidos, os bailarinos tiveram que apresentar diferentes coreografias, dançando estilos como o jazz e o hip hop. Além disso, tiveram que improvisar no palco ao som de um ritmo aleatório. Em uma segunda fase, os selecionados tiveram 20 minutos para desenvolver uma coreografia de samba ou tango com bailarinas do programa. Por fim, os sete foram escolhidos.

Os casais irão se apresentar semanalmente para um corpo de jurados técnicos e artísticos. Para Ana Paula Guedes, coreógrafa do programa, o quadro servirá também com um incentivo para o público entrar na dança.

“São realmente profissionais da dança, entendem mesmo do assunto, mas é sempre um combustível para quem está assistindo.  Vai incentivar muita gente a dançar, tenho certeza”, disse.

As duas primeiras edições, nos dias 26 de janeiro e 2 de fevereiro, não eliminam duplas – as eliminatórias começam só a partir da terceira semana. Nestas duas primeiras semanas, os casais dançarão ritmos internacionais (no dia 26) e ritmos brasileiros (no dia 2), sendo que cada dupla assume um estilo.

Para você ficar por dentro do que esperar, a gente explica cada estilo que será apresentado nesta quarta-feira. Confira:

Flamenco (Espanha)

O estilo de origem espanhola tem forte ligação com touradas e desfiles militares. Trata-se de uma dança com tempos bem marcados. Segundo a atriz e bailarina Juliana Valcézia, uma das juradas do quadro, o flamenco “tem uma influência cigana, por isso tem essa expressão forte”.

Kuduru (Angola)

Influenciado por estilos como o zouk, o soca (originários do Caribe) e o techno, o gênero é mistura ritmos folclóricos angolanos com elementos eletrônicos. Nascido no fim da década de 80, o kuduru (também chamado de kuduro) aos poucos ganhou movimentos de quadril.

Dança clássica indiana

O termo abriga vários estilos, como o Odissi (uma dança sinuosa e majoritariamente feminina), o Kuchipudi (estilo com características dramáticas) e o Kathak (de características teatrais, usada para contar histórias).

Foxtrote (Estados Unidos)

Surgido no começo do século XX, o estilo é caracterizado pelas músicas apresentadas por big bands de jazz. Considerada um dos gêneros mais populares entre as danças de salão.

Merengue (República Dominicana)

O ritmo tem como principais características a presença forte de instrumentos do naipe de metais e pelos arranjos rápidos. Dançado por casais, o estilo surgiu na América Central e se expandiu para regiões mais próximas. No Brasil, influenciou a lambada.

Valsa (Áustria)

Surgida no século XVI na Áustria e na Alemanha, a valsa se popularizou nos séculos seguintes. A dança é conhecida por suas composições em três tempos e tornou conhecidos diversos compositores, como Johann Strauss e Frédéric Chopin.

Tarantela (Itália)

Trata-se de uma dança antiga e rápida, caracterizada pela alternância de parceiros ao longo das coreografias. Tradicional no sul da Itália, a tarantela conta com instrumentos como bandolins, acordeons, tamborins e flautas, entre outros.

Sobre o ‘Faustão na Band’

O novo programa de Fausto Silva na Band, com co-apresentação de Anne Lottermann e João Guilherme Silva, é exibido de segunda a sexta-feira, sempre às 20h30, logo após o ‘Jornal da Band’. 

A cada dia, o apresentador entra nas casas brasileiras com um quadro diferente – confira a programação aqui. Musicais, revelação de talentos, homenagens e muita diversão completam as atrações de ‘Faustão na Band’.

Assista também pelo site, app BandPlay e YouTube. Não perca!