Faustão na Band

Frio piora a dor de quem tem problemas no joelho? Médico explica

No palco do programa, especialista tirou dúvidas sobre doenças que causam dor e seus respectivos tratamentos

Da Redação

Joaquim Grava, ortopedista e traumatologista, foi o convidado do quadro Direto com o Doutor desta quarta-feira (22). Ao longo do programa, ele tirou dúvidas de convidados – incluindo ex-atletas – sobre a saúde do corpo. 

Virna Dias, ex-jogadora da Seleção Feminina de vôlei, questionou o médico sobre desgastes no joelho e quis saber se o frio pode piorar as dores que sente na região. 

O especialista adiantou que sim: “Durante o frio, temos uma vasoconstrição: o organismo diminui os vasos para a conter a eliminação de calor. Por isso, as regiões que estão afetadas doem mais”, detalhou. 

Joaquim explicou ainda que, provavelmente, os sintomas que Virna apresenta hoje são resultado dos movimentos repetitivos que praticou com o joelho ao longo da carreira. 

O problema chama-se condromalácia e afeta grande parte das mulheres, principalmente aquelas que vão para a academia e acabam praticando exercícios de forma errada”

Os principais sintomas, segundo o médico, são dores na região e estalos ao agachar. O tratamento deve ser acompanhado por um ortopedista.  

Tópicos relacionados