Faustão na Band

Hélio de La Peña: "Fui o primeiro comediante preto a ser sócio, não funcionário"

Ator e humorista participa como jurado especial do Mochila do Riso, competição de humor do Faustão na Band

Por Bruno Costa

Hélio de La Peña é um dos jurados do Mochila do Riso
Hélio de La Peña é um dos jurados do Mochila do Riso
Reprodução/Band

No ano em que o humorístico 'Casseta & Planeta' comemora 30 anos desde a estreia, Hélio de La Peña refletiu sobre seu papel como comediante preto e referência para as novas gerações. O ator é um dos jurados especiais do Mochila do Riso, quadro de humor do Faustão na Band desta terça-feira (10).

La Peña ressaltou a importância da "autoralidade" na comédia. Segundo ele, os comediantes pretos hoje tem liberdade e independência para escrever suas próprias piadas e escolher a forma com que vão abordar temas no humor.

Há 30 anos, o comediante era o único negro entre os sete jovens que estreavam na TV em 1992 com o programa que marcaria o humor para sempre. Hélio de La Peña viu que, diferente dos pretos que fizeram história no humor antes, ele tinha a possibilidade de escrever seus próprios textos.

"Eu fui o primeiro comediante preto a ser sócio do programa, como ator e autor. Não precisei me restringir ao papel de bêbado, pobre, traficante. Eu era sócio, não funcionário", disse.

Hélio citou ícones como o palhaço Benjamin de Oliveira, Grande Otelo, Mussum, Jorge Lafont e Paulo Silvino, que marcaram época no humor mas, segundo ele, não tinham controle dos textos que interpretavam.

"A geração que tá chegando é muito boa, e tem essa coisa da autoralidade, de ser o autor da piada que está fazendo. É natural ter um conteúdo mais qualificado e adequado. A gente fala do racismo, preconceito, mas do ponto de vista do preto, e não de alguém que já ouviu falar, fazendo a piada do outro lado do balcão", frisou.

'Risadas Pretas Importam'

No dia 20 de novembro do ano passado, Hélio de La Peña apresentou o espetáculo 'Risadas Pretas Importam', ao lado de sete comediantes pretos, no Theatro Municipal de São Paulo. O ator pretende retomar a peça para rodar o Brasil.

"A ideia era ocupar um lugar nobre de uma forma inédita: o Teatro Municipal de São Paulo. Agora queremos pegar o projeto e circular pelo país apresentando gente nova", disse.

Com a retomada das peças de teatro após o controle da pandemia, o ator estreou o 'La Peña Convida', em que roda o país convidando comediantes locais para shows de stand-up.

"Está muito legal a retomada do teatro. No início ainda tinha um medo de sair de casa por causa da doença. Mas com a população vacinada, a gente está circulando com mais segurança", concluiu.