Faustão na Band

Modelo, cantora, pintora e escritora: as diversas carreiras de Vanessa da Mata

Dos barzinhos de Uberlândia para as galerias de arte de Paris: Vanessa da Mata mostra que a arte não tem limites

Por Bruno Costa

Um dos grandes nomes da nova MPB dos últimos anos, Vanessa da Mata resume o verdadeiro significado da palavra artista. Além de cantora e compositora de sucesso, também tem carreiras bem-sucedidas como modelo, pintora e escritora. 

Convidada da Pizzaria do Faustão desta segunda-feira (9), ela lembrou que sempre foi muito tímida, e as oportunidades que teve ao longo da vida foram cruciais para se arriscar em tantas frentes diferentes.

O começo

Nascida em Alto Garças, no Mato Grosso, em 1976, Vanessa da Mata tinha o sonho de estudar Medicina, e se mudou para Uberlândia, Minas Gerais, onde deu os primeiros passos na música tocando em barzinhos.  

Com o porte e a beleza que são suas características, ela também fez trabalhos como modelo, mas confessou que não se deu bem na carreira por gostar de comer demais: "Como modelo eu nunca tive talento porque eu só comia. Fui criada por vó, não tenho talento nenhum em passar fome na minha vida. Não existe colocar um bolo e um café na minha frente e eu não comer", brincou.

Sucesso como cantora

Mas foi a música mesmo que colocou Vanessa da Mata nos holofotes pelo Brasil. A menina que chegou a ser taxada de "louca" por dizer aos 7 anos de idade para a cidade toda que cantaria para milhares de pessoas, surgiu como compositora com canções gravadas por Maria Bethânia e Chico Cézar, que chama de "padrinhos".

Com 20 anos de carreira, nove discos, 14 trilhas de novela e mais de cinco milhões de discos vendidos, Vanessa disse que aprendeu com as falhas e é grata às possibilidades que teve de aperfeiçoar seu trabalho.

"A gente é muito crítico, e no Brasil tem pouca possibilidade financeira, pouco incentivo, e muita gente telentosa. E a gente não se importa muoto quem tá começanco com falhas, mas se a gente não der a oportunidade da pessoa começar, não tem experiência", frisou.

Escritora e pintora

Consolidada na música, a cantora se abriu para experimentar outras áreas artísticas. Escreveu o romance 'A filha das flores', em 2013, e durante a pandemia passou a praticar a pintura. As telas de Vanessa da Mata fizeram tanto sucesso que ela foi convidada para expor em uma galeria de Paris, na França.

No 'Faustão na Band', a cantora relembrou seus maiores sucessos da carreira e foi ovacionada pelo público do auditório João Jorge Saad. Ela lançou também o clipe de sua nova música "Hoje Eu Sei", e refletiu sobre a importância de estar no program de Fausto Silva.

"Tenho muito orgulho de estar em programa popular, porque no programa popular eu vi Gil, Caetano, Bethânia, vi gente muito boa. Se você não faz, outra pessoa toma esse lugar, e muita gente em casa perde a oportunidade de conhecer outras coisas", concluiu.