Com casos de morte em crescimento, a Febre Maculosa é um assunto que tem preocupado a mente dos brasileiros. No Faustão Na Band desta quarta-feira (21), durante o quadro Direto com a Doutora, a infectologista Rosana Richtmann, do Instituto de Infectologia do Emílio Ribas, explicou que a maior parte dos casos de morte no país está diretamente relacionada à demora do diagnóstico. “Esse alto número de mortes tem a ver com a nossa demora em pensar no diagnóstico e tratar adequadamente”, disse.
A médica explicou que a Febre Maculosa é uma doença infecciosa e destacou que seu contágio se dá exclusivamente por meio de carrapatos infectados. “O carrapato precisa estar infectado com uma bactéria para poder causar a doença, não são todos os carrapatos que estão infectados”, contou.
Se alguém estiver preocupado porque teve contato com carrapato, não significa que o carrapato estava infectado. Uma vez que um carrapato infectado transmita essa bactéria para nós, a gente pode ter um quadro clínico que pode evoluir desde uma doença leve até uma doença fatal.
Apesar da preocupação do público com a doença, a médica explicou que esse não é um problema novo, já que casos de Febre Maculosa são registrados desde o começo dos anos 1900. “A doença a gente já conhece, é uma doença que não é tão frequente e ela, em geral, acontece nessa época do ano”, contou. “Nos meses de junho, julho, agosto, por ter uma população de carrapato maior, você tem mais chances de ter casos. É o Brasil inteiro que tem casos de Febre Maculosa? Não! A metade dos casos de Febre Maculosa foi registrada no Estado de SP e mais da metade na região de Campinas”, explicou.
A médica destacou a urgência do diagnóstico da Febre Maculosa, explicou que o começo da doença é muito parecida com a Dengue. Por isso, a profissional chama a atenção para o tratamento precoce mesmo quando não se tem o diagnóstico confirmado. “O início dos sintomas é muito semelhante a Dengue. O início realmente pode confundir, então a pergunta mais importante que precisa fazer é onde você esteve nas últimas duas semanas. Frequentou festas, mora em área rural, próximo de Campinas? Se a resposta for sim, eu preciso obrigatoriamente pensar na possibilidade de Febre Maculosa e iniciar o tratamento mesmo antes do diagnóstico”, disse.
Diferente da Dengue, que é causada por vírus e agente não tenha um antiviral para matar o vírus, a febre maculosa é de uma bactéria e eu tenho antibiótico para matar essa bactéria.
O programa completo está disponível no canal do Faustão Na Band no YouTube e no Bandplay.