Faustão na Band

O que é o partido alto? Xande de Pilares explica esse estilo de samba

Fausto Silva desafiou o sambista a criar um samba de partido alto ao vivo no palco

Bruno Costa 28/01/2022 • 22:18
Xande de Pilares é um expoente do partido alto no Brasil
Xande de Pilares é um expoente do partido alto no Brasil
Reprodução/Instagram

Pagode, bossa nova, samba-canção, samba-jazz, samba de breque, samba enredo e muitos outros são estilos diferentes do mundo do samba que fazem o ritmo ser um dos mais populares no Brasil. O partido alto é um deles, e o cantor Xande de Pilares explicou o que é essa categoria no palco do Faustão na Band.

Segundo o sambista, o partido alto é uma variedade de samba cantado em que os participantes cantam um refrão e improvisam versos durante a música.

“O partido alto a gente aprendeu com os repentistas. Quando eu ia no Cacique de Ramos, eu admirava os caras que faziam o partido alto”, disse Xande em conversa com Fausto Silva.

A palavra "partideiro" atualmente é usada para designar os cantores que improvisam versos de samba, seguindo a melodia e o ritmo. Além de Xande de Pilares, Zeca Pagodinho, Sombrinha, Almir Guineto, Jovelina Pérola Negra e Dudu Nobre são nomes expoentes na área.

O apresentador Fausto Silva desafiou Xande a criar um samba de partido alto ao vivo no palco do programa, e o sambista improvisou os versos para o auditório da Band.