Faustão na Band

"Preconceito é uma erva daninha que queremos abolir", diz Daiane dos Santos

A ex-atleta opinou sobre o espaço de pessoas negras e de mulheres dentro do esporte

Da Redação

A ex-ginasta Daiane dos Santos participou do Na Pista do Sucesso desta quinta-feira (30) e tocou em temas como os direitos das mulheres e o racismo no esporte. 

Após ser questionada por Faustão se enxerga uma mudança de cenário da época em que competia para os dias de hoje, Daiane afirmou que sim. “Vimos isso no ano passado, nos Jogos Olímpicos. O esporte é uma vitrine: na verdade, esse resultado da luta feminina vem acontecendo em todas as áreas. Tanto é que temos mulheres maravilhosas nos representando”, declarou. 

Quando o assunto é discriminação, Daiane também se mostra esperançosa quanto ao futuro. “O preconceito é uma erva daninha que queremos abolir do mundo. Estamos no mês de junho, da diversidade. Vemos isso e também uma onda frequente de casos de preconceito racial no esporte, que muitas vezes terminam com a impunidade. Mas as pessoas têm falado, não têm se calado. Com certeza vamos reverter esse quadro até acabar”, opinou. 

“Até porque, somos 56%de pessoas pretas no Brasil”, recordou. Ela avaliou ainda o impacto do tema na sua trajetória profissional. “Tudo que fazemos não é só pela gente, mas por muitas outras pessoas. Cada resultado e cada resposta que damos é para muitos outros, que infelizmente ainda não são tão ouvidos quanto nós”, afirmou.