Rebeca Andrade passou a ter crise de ansiedade depois de fratura: "Foi pesado"

Rebeca Andrade foi homenageada no Arquivo Pessoal do Faustão Na Band e relembrou o período mais difícil de sua carreira

Da Redação

Rebeca Andrade é um dos nomes mais populares do esporte nacional e, na noite desta quinta-feira (18), foi homenageada no palco do Faustão Na Band com um Arquivo Pessoal. Dentre homenagens de amigos e familiares, a atleta relembrou um dos momentos mais difíceis de sua vida: a fratura no joelho que a afastou das competições. 

Ela contou que foi depois desse episódio que ela começou a ter crises de ansiedade e lamentou: “Foi um período muito difícil”. “Essa história é bem forte porque eu estava super bem, era um ano tão importante para gente, e era a terceira vez que estava acontecendo aquilo na equipe", completou.

A medalhista olímpica destacou que, nos dias seguintes ao acidente, pensou em desistir do esporte por não enxergar um futuro na ginástica depois da fratura. “Eu falei que ia desistir, liguei para o meu treinador e para a minha mãe falando que ia parar”, disse. 

Lorrane Oliveira, que também é atleta, participou do programa e relembrou os bastidores da luta da amiga pela recuperação. Ela contou que, enquanto dividia o quarto com Rebeca, ouviu a atleta chorar de madrugada com medo das consequências da fratura. “Quando ela machucou o joelho, em 2019, eu estava no quarto com ela e perguntei como ela estava. Aparentemente, ela estava firme e forte, mas eu sabia que isso magoou ela e, quando a gente estava dormindo, eu acordei de madrugada e ela estava chorando”, disse. “Eu levantei, sentei do lado dela e dei um abraço”, relembrou.

Apesar do momento difícil, Rebeca celebrou a maneira como tudo terminou e o sucesso no esporte. 

Quem é Rebeca Andrade?

Rebeca Andrade tem 24 anos e nasceu em Guarulhos (SP). Começou na ginastica olímpica aos 4 anos, quando sua tia Cida, que trabalhava como faxineira no clube da cidade, o Bonifácio Cardoso, soube que haveria um teste para caçar novos talentos.

Aos 10, saiu de casa. Com seus treinadores, se mudou para Curitiba (PR) para treinar. Um ano depois, em 2011, fez as malas novamente, com destino ao Rio de Janeiro, onde vive e treina desde então.

A atleta já enfrentou três lesões graves no joelho direito, operando o ligamento em 2015, 2017 e 2019.

As lesões, porém, não foram suficientes para tirar o foco de Rebeca que, em 2021, nas Olimpíadas de Tóquio, se tornou a primeira medalhista olímpica na história da ginastica artística feminina a levar o ouro na prova de salto – coreografia, aliás, realizada ao som do funk “Baile de Favela”, e que viralizou nas redes sociais.

Ainda nas Olimpíadas de 2021, Rebeca foi prata no individual geral, prova que une as quatro modalidades: barras, salto sobre a mesa, solo e trave.

Em 2022, no Mundial em Liverpool, na Inglaterra, mais um recorde: Rebeca se tornou a primeira brasileira campeã mundial do individual geral na ginástica artística.

Rebeca ainda está na universidade e cursa psicologia.

Faustão Na Band

O Faustão na Band é transmitido de segunda a sexta na programação da Band, sempre às 20h30 (horário de Brasília), logo depois do Jornal da Band. É possível assistir ao programa ao vivo no site, YouTube ou Bandplay, o aplicativo gratuito com toda a programação da Band.