Faustão na Band

Relembre a trajetória de Fausto Silva até o retorno à Band

Apresentador estreia Faustão na Band nesta segunda-feira, 17, às 20h30, ao lado de Anne Lottermann e João Guilherme

Por Da redação

Relembre a carreira de Fausto Silva
Relembre a carreira de Fausto Silva
Reprodução/Band

O retorno de Fausto Silva para a tela da Band está muito perto de acontecer. A partir desta segunda-feira (17), às 20h30, o apresentador volta ao canal em que, há mais de 34 anos, foi projetado para todo o Brasil pela primeira vez. No palco do programa Perdidos na Noite, o comunicador marcou época e se tornou um dos nomes mais icônicos do país.  

Foi o começo de uma história que, agora, volta à emissora do Morumbi para um novo capítulo. Antes de assistir ao Faustão na Band, que tal relembrar a trajetória do apresentador? Acompanhe abaixo: 

Repórter esportivo 

Fausto Silva nasceu em São Paulo no ano de 1950. Ainda criança, morou em diferentes cidades no interior do estado e, já na adolescência, fincou raízes em Campinas. Foi lá onde terminou o colégio e começou a estudar direito na PUC, curso que frequentou por 4 anos até decidir investir em outras áreas.  

Sua primeira experiência profissional foi ainda bem jovem, com cerca de 14 anos, como locutor. O ano era 1964 quando Faustão estreava nas rádios Cultura e Brasil. Aos poucos, começou a narrar eventos cotidianos e sociais, como aniversários e tardes de autógrafos.  

Algum tempo depois, tornou-se repórter esportivo na rádio. Seu trabalho nos campos ganhou notoriedade pela capacidade de improvisar ao vivo. Na época, atuou pelas rádios Excelsior, Brasil e Globo, até ser convidado, em 1969, pelo apresentador Blota Júnior, para atuar como repórter de um telejornal na TV Record. Lá ele também apresentou um programa de rádio e cobriu diferentes editorias, como notícias.  

O paulista passou pela rádio Jovem Pan e pelo jornal O Estado de S. Paulo, onde ficou até 1984. Ao longo dos anos, seu trabalho o levou para importantes eventos esportivos, entre eles duas Copas do Mundo e algumas Libertadores da América.  

Carreira na TV  

A história de Fausto no entretenimento começou por um pontapé da Rádio Excelsior. Na época, a emissora exibia o programa Balancê (com jornalistas e humoristas) e deu ao apresentador a oportunidade de trabalhar com plateia. O sucesso foi tanto que ele conquistou seu primeiro trabalho solo na televisão, com o Perdidos na Noite.  

Inicialmente uma atração dentro de outro programa da TV Gazeta, demorou cerca de um ano para que o quadro ganhasse notoriedade e evoluísse para um programa de auditório, desta vez na Record, em 1984. A exibição acontecia nas noites de sábado para São Paulo e, depois, para o Rio de Janeiro.  

Foi somente na Band que Faustão atingiu escala nacional, 1986. Com muito improviso, sacadas rápidas e senso de humor, ele conquistou o Brasil. Tamanha irreverência e capacidade de debochar de si mesmo, o apresentador usava a chamada “espelho, espelho meu, existe algum programa pior do que o meu?” para anunciar a atração. Em 1987, Fausto lançou o programa “Safenados e Safadinhos”. 

Dois anos depois, o paulista foi para a Globo, onde se consolidou no Domingão do Faustão e lá ficou por 32 anos, até 2021. O programa foi um sucesso de audiência, com quadros famosos e bordões que se popularizaram por todo o território nacional. 

Estreia na Band

Após a saída da emissora carioca, Fausto Silva retornou à Band e estreia deste 17 de janeiro. De segunda a sexta, logo após o Jornal da Band, às 20h30, o comunicador vai apresentar uma programação diferente a cada dia, com muitas novidades, atrações musicais, shows de talentos e curiosidades para o público. Você pode assistir pela TV, pelo site da Band ou aplicativo BandPlay.