Faustão na Band

Renato Teixeira abre o jogo sobre composição de 'Romaria': "Acabou dando certo"

Renato Teixeira foi convidado do Faustão Na Band e revelou bastidores sobre o processo criativo de "Romaria"

Da Redação

Considerada um dos clássicos da música brasileira, “Romaria” foi escrita por Renato Teixeira, que foi convidado do Faustão Na Band desta quarta-feira (03) e abriu o jogo sobre o processo criativo da faixa. Durante conversa com Fausto Silva, o músico revelou que a composição nasceu de maneira inesperada: “Foi meio que sem querer”. 

No programa, ao relembrar o processo de composição de “Romaria”, Renato Teixeira contou que a música nasceu sem um planejamento muito aprofundado. “Eu tentei fazer uma música que restaurasse o prestígio da música caipira com seus grandes clássicos e, meio que sem querer, compus ‘Romaria’”, disse. 

Ele, no entanto, celebrou o sucesso estrondoso que tornou “Romaria” um dos maiores clássicos sertanejos do Brasil e afirmou que o envolvimento de Elis Regina com a faixa ajudou a quebrar os preconceitos que assolavam a música caipira antes da ascensão do gênero. “Ela foi uma das maiores cantoras da humanidade e, de repente, ela assumiu que era caipira e ajudou a quebrar o estigma que tinha com a música caipira”, explicou ao exaltar Elis Regina. 

É lógico que essas coisas não são propositais, mas, a partir desse momento, eu tentei fazer com a música sertaneja a mesma coisa que o pessoal da bossa nova fez com o samba: deixar mais urbano, trazer mais para a modernidade.

E deu certo, né? “Romaria” ganhou releituras dos grandes nomes da música nacional e ficou eternizada como o hino dos romeiros, especialmente devotos de Nossa Senhora Aparecida, santa padroeira do Brasil. “Eu fiz uma canção que faltava para o romeiro, para o cara que vai lá no santuário”, disse. 

Apesar de todo o trabalho duro na composição, Renato Teixeira afirmou que também contou com a sorte para o sucesso da faixa. Segundo o músico, toda música é criada de maneira despretensiosa e tudo o que acontecer além disso é intervenção da sorte. “Eu dei sorte que a Elis gravou, tudo é uma questão de sorte, de destino e da força maior que conduz a gente. Na hora de compor, você não pensa que está fazendo uma música que vai se transformar em uma grande sucesso, você faz a música normalmente, que é sua função”, destacou.

A participação de Renato Teixeira no Faustão Na Band marcou a celebração da Band TV ao Dia Nacional do Sertanejo, comemorado nesta terça-feira (03). No programa também estiveram os cantores Chico Teixeira, Sula Miranda e Chrystian.

Assista à integra do Faustão Na Band no Bandplay ou canal do programa no YouTube

Faustão Na Band

O Faustão na Band é transmitido de segunda a sexta na programação da Band, sempre às 20h30 (horário de Brasília), logo depois do Jornal da Band. É possível assistir ao programa ao vivo no site, YouTube ou Bandplay, o aplicativo gratuito com toda a programação da Band.