Faustão na Band

Repetições, ideias e diversidade: como é feita a produção para o Faustão na Band

Equipe com cerca de 300 pessoas nos bastidores ajuda a dar vida ao programa, que estreia nesta segunda (17)

Giba Smaniotto, do Jornal da Band

Faltam poucos dias para a reestreia de Faustão na Band, na próxima segunda-feira (17). Mas a correria contra o tempo começou há seis meses, na redação do programa.

Do local, eles entram em contato com os artistas, anônimos, pesquisam personagens, produzem conteúdo e criam quadros novos. Dali, saiu quase tudo o que veremos na tela do Faustão na Band.

Tem muita gente envolvida. Enquanto o relógio corre, eles ensaiam e também gravam. E regravam.

“Não pode faltar nada. Tem que ser tudo no momento certo”, explicou Marco de Paula, que coordena a cenografia e os efeitos especiais.

Luciana Cardoso faz parte dessa enorme equipe de produção. Ela é uma das criadoras dos quadros do Faustao.

"A gente pensou em seguimentos que pudessem trazer essa diversidade para os dias diferentes da semana. A partir daí a gente falou: ‘Vamos fazer uma competição com talentos de anônimos? Vamos. Vamos fazer uma coisa mais solta, mais relaxada, no estilo Perdidos [da Noite]? Vou fazer um churrascão’.  A gente foi pensando em como envelopar, em como criar conceitos e formatos para coisas diferentes, talentos diferentes, formas diferentes de fazer as coisas que as pessoas gostam de assistir”, detalhou a diretora de criação, que faz parte da enorme equipe do Faustao há 10 anos. Só Band, são mais de 300 profissionais.

Casada com Faustao há mais de duas décadas, Luciana é formada em jornalismo e foi repórter antes de migrar para os bastidores ao escrever uma série infantil. Ela é mãe da Laura, Rodrigo e de Joao Guilherme, que agora estreia na televisão. Justamente ao lado dos pais. 

“É natural. Acho que as famílias acabam tendo muita semelhança nas escolhas de profissão, e aí ele nasceu em uma família de pessoas de televisão. É natural que esse desejo aparecesse e é óbvio que ele está começando, vai ter os erros dele, vai ter os acertos dele e a gente está aqui para ensinar, para dar suporte, para direcionar”, disse.

Em uma equipe tão grande, tudo tem que estar milimetricamente ajustado. Processo que depende de foco, atenção, talento. É um conjunto de detalhes que fazem o programa acontecer.

No especial deste sábado, o Jornal da Band mostra preparativos finais para a estreia. Com muita pizza.