Telhas e tijolos acumulados atraem aranhas venenosas; saiba se prevenir
Os animais têm a picada dolorida e causam danos à saúde
Durante o Desbravadores do Planeta desta terça-feira (27), o biólogo João Paulo Krajewski fez um alerta para as famílias: evitar o acúmulo de entulhos, tais como tijolos e telhas, a fim de prevenir o aparecimento de aranhas venenosas.
Segundo o especialista, a aranha-armadeira é um dos tipos mais perigosos que residem no Brasil e costuma causar acidentes domésticos. Ela normalmente se abriga em locais escuros, próximo de jardins ou parquinhos – e por isso é comum que pique crianças.
No caso de picada, o biólogo não recomenda espremer, apertar ou cortar a região, mas sim encaminhar a pessoa até um médico e, de preferência, especificar as características do animal responsável pelo ataque.
João Paulo alertou ainda para a presença de outra aranha, mais comum de ser encontrada dentro das casas, a aranha-marrom. Este tipo, pouco venenoso, gosta de se abrigar em meias, sapatos, roupas espalhadas pelo chão ou edredons.
Diferentemente da armadeira, ela é pequena, tem uma picada menos dolorida e que gera apenas incômodo e coceira. Para evitar seu aparecimento e proliferação, a melhor medida é manter em dia a higiene dos espaços.