Faustão na Band

Varíola dos macacos e Covid-19: Tire todas as suas dúvidas

Especialista participou do Direto Com o Doutor e esclareceu o que você precisa fazer para se manter seguro

Da Redação

A infectologista Rosana Richtmann participou do quadro Direto com o Doutor desta quarta-feira (15) e esclareceu dúvidas sobre a varíola dos macacos e Covid-19. Veja o que precisa para se manter informado e seguro. 

Qual o nome e quais os sintomas da “nova covid”? 

Segundo a médica, grande parte das pessoas têm se contaminado com a variante BA.2. “Normalmente o quadro inicia com uma febre baixa. Pode dar muita dor de garganta, tosse, dor atrás dos olhos e dor de cabeça – o que facilita a confusão com a gripe”, alertou. Na dúvida, a médica indica fazer um teste. 

Por quanto tempo uma pessoa com covid precisa ficar isolada?

“O ciclo do vírus costuma ser de sete dias – nesse período é realmente importante que a pessoa fique em isolamento. Entre o 7º e o 10º dia, ela pode até sair, mas usando uma boa máscara, porque ainda pode estar transmitindo. Se quiser ter mais certeza de que parou de transmitir, uma maneira é fazendo o autoteste. Se der negativo, está liberado”, detalhou. 

Se menos pessoas estão morrendo, por que continuar usando máscara?

O fato de a doença estar se manifestando de forma mais branda na maior parte dos infectados não nos dá o direito de relaxar. “Continuamos tendo mortes, proporcionalmente muito menos, graças à vacinação e ao tipo de vírus que está circulando. Mas algumas pessoas são mais vulneráveis, respondem menos à vacina”, apontou. 

Além disso, quanto mais o vírus circular, mais damos a ele a chance de se multiplicar muito e mudar. Eventualmente ele pode se tornar mais resistente, causando uma doença mais grave, como a que nós já vimos. Vai acabar um dia? A resposta depende de nós. 

Varíola dos macacos: veja os sintomas

“No início da doença, os sintomas podem ser confundidos com os de outros vírus: dor de cabeça, febre e mal estar. O ideal é que a pessoa que está se sentindo assim não saia de casa e exponha os outros, porque ainda não sabe como o quadro vai se desenrolar”, alertou a médica. 

“Em seguida aparecem lesões na pele que são conhecidas como ‘pústulas’, que coçam e incomodam – e as feridas todas têm a mesma fase de evolução”, ressaltou. Essa é uma característica que ajuda a diferenciar a doença da catapora, na qual algumas feridas podem estar cicatrizando enquanto outras ainda estão nascendo. 

Como a varíola dos macacos é transmitida?

“A transmissão pode ser por gotículas, ou seja, por via respiratória. No entanto, o mais comum é que aconteça por contato. As lesões aparecem principalmente nas mãos, pés, face e região de genital. Por isso, o contato íntimo e mais prolongado, da pele com a pele, facilita sua disseminação”, explicou.