Faustão na Band

Veja como funciona o som, cortes e filmagem do Faustão na Band

Vídeos de bastidores mostram a rotina de membros da produção do Faustão Na Band para transmitir o programa com qualidade na TV

Da Redação

Veja como funciona a produção do Faustão Na Band
Veja como funciona a produção do Faustão Na Band
Renato Pizzutto/Band

O Faustão Na Band é transmitido de segunda a sexta-feira na TV e, para que tudo saia como planejado, uma equipe com vários departamentos precisa colocar a mão na massa. Para mostrar como o programa sai dos estúdios da Band e vai direto para a casa dos brasileiros, vídeos dos bastidores do programa exploram a rotina de alguns dos funcionários da emissora. 

Dentre os vídeos disponíveis no canal oficial do Faustão Na Band, no YouTube, o público é apresentado para o produtor musical Ricardo Marins, o diretor de TV Fabiano Segalote e os cinegrafistas Wendel Duarte e Vinícius Dias, operadores da grua. 

Fabiano Segalote, o maestro das imagens

Descrito por Faustão como maestro das imagens, Fabiano Segalote é o Diretor de Imagens do Faustão Na Band. Ele é responsável por organizar as câmeras dispostas no estúdio, definir a ordem de corte de todos os programas e orientar a equipe de cinegrafistas do programa. 

Para facilitar o trabalho, em um vídeo guiado pela repórter Jaque Ciocci, Segalote mostra que desenvolve uma partitura para cada um dos programas, anotando palavras-chave para guiar o corte de câmeras, na ilha de edição, enquanto o programa é exibido na TV. 

Fabiano Segalote concorda que traduzir o Faustão Na Band para a TV é um desafio, mas destaca a importância da equipe para organizar as coisas. “Com uma equipe boa dessas, fica mais fácil”, disse. Veja a rotina de Fabiano Segalote o Faustão Na Band:

Cinegrafista entender Faustão só pelo olhar

Na equipe do Faustão Na Band, uma característica é comum: a conexão dos funcionários com o apresentador do programa. Wendel Duarte, operador da grua do programa, é prova disso. 

O profissional está na equipe de Faustão há 21 anos e, nos bastidores, para a repórter Stephanie Paula, contou que entender os comandos de Fausto Silva só pelo olhar. “A gente já sabe pelo olhar. Quando ele olha, eu já sei mais ou menos para onde tenho que virar a câmera”, disse. 

Wendel lembra que passou por várias funções ao longo dos 21 anos e confessa gostar da “loucura” do dia a dia. “Eu era caboman, passei para câmera, assumi a função do Vinícius e agora estou aqui”, explicou.

Assim como Wendel, Vinícius Dias também trabalha na grua do Faustão Na Band. Na função há 8 anos, ele conta que, ao contrário do que pensam, operar uma câmera do tamanho da grua não é difícil. “Até que não é pesado”, disse. Veja a passagem da repórter Stephanie Paula pela grua do Faustão Na Band:

Faustão Na Band é uma casa de shows

O Faustão Na Band é palco para apresentações musicais que fazem qualquer um querer arrastar o sofá para curtir em casa. Para transformar o estúdio em uma verdadeira casa de shows com um auditório composto por cerca de 500 pessoas, uma equipe inteira é mobilizada. 

Comandados por Ricardo Marins, produtor musical do programa, os funcionários trabalham para garantir a qualidade sonora do Faustão Na Band, na TV. Eles são divididos entre responsáveis pelos instrumentos, a distribuição de microfones, afinação e a montagem dos praticáveis, que são estruturas que levam as bandas para o centro do palco. 

Veja a rotina do produtor musical para organizar um show no Faustão Na Band:

Faustão Na Band: como assistir?

O Faustão na Band é transmitido de segunda a sexta na programação da Band, sempre às 20h30 (horário de Brasília), logo depois do Jornal da Band. É possível assistir ao programa ao vivo no site, YouTube ou BandPlay, o aplicativo gratuito com toda a programação da Band.

Receba as principais notícias e vídeos da Band via WhatsApp; veja passo a passo

Tópicos relacionados