Fernanda Paes Leme é um fenômeno nas redes sociais e, nesta sexta-feira (31), usou seus perfis na web para refletir sobre os perigos dos filtros nas vidas dos internautas. Ela compartilhou uma série de fotos nas quais aparece com o rosto modificado pela ferramenta, alertou os seguidores e destacou que é perigoso confundir a imagem do filtro como “uma meta” a ser atingida na vida real.
De acordo com a publicação feita por Paes Leme em seu Instagram, o momento de reflexão começou depois que um dos filtros modificou completamente seu rosto e fez com que um de seus seguidores sugerisse que ela levasse a imagem para que um cirurgião tornasse a imagem real. “Eu adoro um filtrinho, não tenho problema algum com isso. Alguns arrasam na pele, outros são divertidos... Mas dia desses, caí em um filtro que modificou minha cara de uma forma muito estranha e curiosa. Era eu, mas não era eu”, contou. “Uma pessoa chegou a comentar ‘printa e leva pro cirurgião plástico’, mas eu não quero ser aquela”, completou.
Esses filtros que modificam tanto o rosto são perigosos. Eu tenho consciência que eles são recursos tecnológicos, mas tem muita gente que vive buscando aquela imagem digital pra vida real.
Fernanda Paes Leme confessou que nem sempre está satisfeita com a própria imagem, mas disse ficar assustada com a ideia de se perder na ilusão dos filtros. “Não quero ser uma projeção de algo tão padronizado. Já pensaram que o mesmo filtro é usado em todos os tipos de rostos? Tantos rostos diferentes tendo as mesmas características não é legal”, disse.
Com a reflexão, a atriz e apresentadora chegou a uma conclusão e mandou um alerta direto a seus seguidores: “Vamos usar filtros em redes sociais tendo consciência do que eles são e quem nós somos”. “Essa máscara demora menos de 1 segundo para encaixar em seu rosto e só mais um clique pra sair. Sua vida e as consequências de riscos à saúde buscando atingir características irreais, duram muito mais, doem muito mais. Cuidado”, escreveu.