A escritora britânica, J.K. Rowling, recebeu críticas de inúmeros seguidores e fãs após sugerir, por meio de um post no Twitter, que "mulheres trans não são mulheres".
Essa não foi a primeira vez que a autora da saga "Harry Potter” propaga transfobia nas redes sociais.
Na publicação, ela compartilhou uma imagem de um muro em que se lê: "Repita conosco: mulheres trans são mulheres". Sobre a fotografia, a autora escreveu: "Não". Rapidamente seus seguidores repudiaram a publicação: "Estamos cansados de você", comentou um. "É ridículo que isso tenha que ser questionado. Bem-vindo a 2023", afirmou outro.
Outras vezes que J.K. Rowling propagou transfobia
Esta não é a primeira vez que J.K. Rowling se envolve em uma polêmica como essa. A autora vem chamando a atenção de fãs, nos últimos anos, devido ao comportamento reacionário, discriminatório e ofensivo direcionado à população LGBTQIAP+.
Em 2020, a escritora comentou "bem-vindo de volta" na publicação de um ativista contra o direito de pessoas trans. Ele tinha sido banido da rede social após publicar que "preferia ter aids do que apoiar a comunidade trans". Depois, o homem teve sua conta restaurada.
Em outro momento, Rowling, compartilhou um artigo que usava o termo “pessoas que menstruam”. Ela questionou a expressão e brincou com o fato de que já existe uma palavra para denominar esse grupo, se referindo às mulheres. Porém, a reportagem tinha como objetivo ser inclusiva, contemplando homens trans que nasceram com o sexo biológico feminino e, por isso, também menstruam.
A escritora tentou se defender dizendo que “conhece e ama pessoas trans” — e que não tem intenção de praticar o ódio. Entretanto, os fãs da mulher se mostram cada vez mais decepcionados com as posturas de J.K.
Mas afinal, o que é transfobia?
A transfobia é uma gama de atitudes, sentimentos ou ações negativas, discriminatórias ou preconceituosas contra pessoas transgênero. Pode ser repulsa emocional, medo, violência, raiva ou desconforto sentidos, ou expressos em relação a esse grupo.
Comportamentos transfóbicos são aqueles que dizem respeito a quaisquer agressões físicas, verbais ou psicológicas manifestadas contra a expressão de gênero de pessoas trans e travestis. Esses atos podem ser cometidos por qualquer pessoa e é importante combater, afinal, é crime.
Além disso, o Brasil, por exemplo, é marcado por estatísticas dolorosas, sendo o país que mais mata pessoas trans no mundo — o que não configura apenas assassinatos, mas também inclui outras causas de morte, como suicídio e lesões em decorrência de agressões.