Entretenimento

João Carlos Martins relembra homenagem de Lewis Hamilton: "Fiquei muito emocionado"

Da Redação, com Rádio Bandeirantes

João Carlos Martins falou sobre luva biônica e projetos futuros Reprodução/YouTube
João Carlos Martins falou sobre luva biônica e projetos futuros
Reprodução/YouTube

João Carlos Martins foi entrevistado neste sábado, 26, na Rádio Bandeirantes. O maestro participou do programa Do Bom e do Melhor, com Catia Fonseca e Danilo Gobatto. Durante o bate-papo, ele falou sobre as luvas que permitiram que ele tocasse piano de novo com todos os dedos das mãos.

"Apareceu um designer de produtos, Ubiratan Bizarro, com uma luva. Eu vi que jamais aquela luva poderia ajudar nada, mas eu fiquei com pena dele. Telefonei para ele, ele foi almoçar em casa e ele fez cinco protótipos. O último protótipo me deu a oportunidade – depois de 22 anos e 24 operações – colocar os 10 dedos no piano novamente", contou.

O músico relembrou os momentos difíceis que enfrentou ao longo da vida, como uma queda, em 1965, que perfurou seu braço direito atingindo o nervo e provocando atrofia em três dedos. E quando foi golpeado na cabeça com uma barra de ferro, na Bulgária, que deixou com sequela neurológica e comprometeu o membro superior direito.

 João Carlos Martins também falou sobre os momentos de superação e as homenagens que continua recebendo. "Lewis Hamilton fez uma homenagem para mim, me entregou um troféu e fez uma doação para a Fundação Bachiana, que tem um trabalho social grande. Fiquei muito emocionado. Ele está inclusive estudando piano agora", disse.

O maestro já foi tema de samba enredo, com a Vai-Vai campeã do carnaval de São Paulo; tema de filme; peça de teatro; documentário, entre outros. Neste ano, em comemoração aos 466 anos da cidade de São Paulo, voltou a tocar com as duas mãos com a ajuda da luva biônica. E deverá se apresentar em 2021 no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, em comemoração aos 60 anos de sua carreira.

Mais notícias

Carregar mais