Entretenimento

Jornalista Marina Machado lança livro sobre gratidão: “Não é papo de maluco, é ciência”

Da Redação, com Do Bom e do Melhor 21/11/2020 • 11:40 - Atualizado em 21/11/2020 • 11:51
Marina Machado lança livro sobre gratidão
Marina Machado lança livro sobre gratidão
Reprodução

A jornalista Marina Machado decidiu anotar diariamente algo pelo qual era grata durante o isolamento social. No início da quarentena, ainda de licença-maternidade após dar à luz Pietro, em novembro de 2019, ela achou que era importante pensar positivo para encarar o momento da melhor maneira. Meses depois, acaba de lançar o livro Diário da Gratidão. “Não é papo de maluco, é ciência”, diz em entrevista para Catia Fonseca e Danilo Gobatto no Do Bom e Do Melhor, da Rádio Bandeirantes, neste sábado, 21.

“Todo mundo fala que é grato pela família, saúde e vida, mas isso é a pontinha do iceberg. Quando você começa a praticar, o efeito que a gratidão tem na sua saúde física e mental é impressionante”, explica. E detalha os benefícios: “Diminui índices do hormônio cortisol, diminui estresse e aumenta autoestima. A gratidão ajuda a reduzir índices de depressão e a superar um trauma".

Segundo ela, como as pessoas têm preguiça de ler, a ideia foi fazer um livro curto que depois virasse um diário. Assim, o leitor pode fazer anotações e colocar a gratidão em prática. “Já vinha fazendo um diário da gratidão, isso sempre fez parte da minha vida muito ensinado pela minha mãe e minha família. Mas agora foi com mais afinco e percebi as transformações que vivi.”

Assista ao bate-papo:

  • Marina Machado