Longe das telas, a atriz Regina Duarte dá início a sua segunda exposição, com convite do artista Roberto Camasmie. A artista contou que tem contato com a arte há um tempo. “Meu primeiro óleo aconteceu logo depois que a Gabriela [a filha] nasceu. Passei a quarentena pós-parto num sítio e entre uma mamada e outra reproduzi uma foto da família reunida para o almoço da Páscoa. A partir de então, sempre que tive uma folga entre um trabalho e outro na TV e no teatro… eu voltei às telas e as tintas", disse.
A arte despontou recentemente e a artista tem participado desde outubro do ano passado de quatro mostras coletivas – com uma média de 4 a 6 obras expostas. O projeto com Roberto Camasmie para a segunda individual está marcada para o dia 4 e abril de 2024, quinta-feira, a partir das 17 horas, na rua Bela Cintra, 1992.
Agora, Regina realiza quadros de figuras humanas em meio a botânica. Essa nova ideia, segundo ela, teve início nas suas férias do Rio de Janeiro, no ano passado. “Acho que a atriz em mim anda me estimulando em reproduzir ‘pessoas e personagens’", contou.
“A profusão de intenções nas folhas e com as folhas faz com que cada obra leve o quíntuplo do tempo para se dar como acabada. O processo de evolução em transformar folha em gente é fascinante. Algumas vezes tenho substituído o papelão por telas e isso pede molduras diferentes das que tenho usado até aqui”, explicou.
A atriz ainda contou como foi recebeu o convite do artista Roberto Camasmie: “Quando o Camasmie veio até o meu estúdio para formalizar o convite de expor em sua galeria viu um rosto que eu tinha por ali. Era uma senhorinha com cabelos brancos feitos com barbante numa folha de Amendoeira-da-praia que eu tinha encontrado no chão já com dois buracos que sugeriam dois olhos, um mais alto que o outro. O título da obra veio fácil: ‘A Vovó do Picasso’. O Camasmie se ligou naquela figura e logo sugeriu que eu deveria fazer mais coisas assim. Em seguida me convidou para uma colab em seu estúdio. A partir de uma foto minha, ele tinha feito um desenho e finalizamos juntos a obra com cabelos de folhas e flores. Amei o resultado e a experiência me estimulou a prosseguir na linha dos ‘personagens’.", relatou.