Neste 13 de setembro é celebrada a primeira sexta-feira 13 de 2024. Entre superstições e mitos, uma das mães de santo mais famosas do país, Michelly da Cigana, explicou que a data não carrega influências malignas, desmentiu conceitos famosos e chamou a atenção para os maus-tratos aos gatos pretos.
Em entrevista ao Band.com.br, Mãe Michelly da Cigana disse que a sexta-feira 13 é, sim, um dia especial para o lado espiritual, mas não é uma data marcada pela má sorte ou forças malignas. “Eu não vejo a sexta-feira 13 como uma data de má sorte, eu vejo como uma data de oportunidade de realizar sonhos, de transmutar e transformar pedidos e vidas”, explicou. “É a oportunidade de abrir caminhos, de pedir o bem, de fazer o bem e de usar a energia positiva a nosso favor”, completou.
A mística explicou que as sextas-feiras 13 fazem parte de um grupo de datas em que a energia está mais forte e, assim, pessoas sensíveis têm mais facilidade de conexão com o mundo espiritual. “Existem algumas datas no ano que a gente tem uma força de transmutação maior. São datas específicas, não só como a sexta-feira 13, mas também a sexta-feira santa, o Dia de Finados e etc.”, disse.
A gente tem uma espécie de portal aonde a gente consegue transitar com mais rapidez as energias entre o plano físico e o plano espiritual nessas datas mais importantes.
Ela destacou, no entanto, que cada um usa essa energia com as próprias intenções, podendo ser positivas ou negativas. “Claro que algumas pessoas vão usar essa energia e essa manipulação de energias umas para bem e outras para o mal, então não é uma data negativa”, disse. “Tudo depende dos olhos de quem vê, porque ela pode ser vista como a oportunidade da gente fazer bons pedidos e abrir caminhos, trabalhar a nosso favor com as energias positivas", completou.
Mãe Michelly lamenta preconceito e chama a atenção para a segurança dos gatos pretos
Questionada sobre o maior erro da população em relação à sexta-feira 13, Mãe Michelly da Cigana afirmou que a falta de conhecimento é o maior problema - além, claro da intolerância religiosa que pode tomar conta de datas como essa.
“O erro das pessoas em relação à sexta-feira 13 é a intolerância religiosa e, principalmente, o ataque aos animais e essa superstição de que o gato preto atrai azar”, disse. “Isso é uma grande mentira que nos entristece muito porque está ligado com a intolerância religiosa também e acaba afetando os animais que precisam de carinho, de amor, de cuidado e acabam sendo discriminadas pela pela cor por causa da superstição”, completou.
A falta de conhecimento e de informação cria superstições negativas e superstições desnecessárias, além de um medo desnecessários nas pessoas em relação a essa data que poderia ser uma data totalmente usada para as transformações positivas da nossa vida.
A mãe de santo dos famosos finalizou destacando que a sexta-feira 13 é uma data de energia e, em momentos como esse, é preciso pensar bem para onde direcionar o próprio foco. “A má sorte está muito ligada a energia, né? Se a pessoa pensar negativamente o ano inteiro, só tiver pensamentos ruins e só desejar o mal a seu semelhante, consequentemente todos os dias serão ruins porque a gente só atrai para nós aquilo que a gente emana para o universo”, explicou. “Se a gente emana coisas boas, as coisas boas retornam. Se a gente emana coisas ruins, as coisas ruins retornam”, finalizou.