Entretenimento

Março Lilás: Mirelle Moschella fala sobre luta contra o câncer de colo de útero

Apresentadora da Band se emocionou ao relembrar história de superação contra o câncer de colo de útero e diz que sente orgulho de sua trajetória

Da Redação

No mês de conscientização do câncer de colo de útero, Mirelle Moschella contou à Band FM como foi escutar sua história de superação no quadro “Quem Ama Não Esquece”.  

A apresentadora diz que ficou bastante emocionada ao ver sua história de superação sendo narrada no quadro da rádio e diz que sente orgulho desse momento: 

“É incrível, passa um filme na minha cabeça de quando começou, como foi o processo durante e como terminou. E estar aqui falando pra Band FM, onde atinge milhares de pessoas e, principalmente, mulheres, eu tô extremamente orgulhosa da minha história”. 

No começo do mês, Mirelle contou ao programa Melhor da Noite como descobriu o diagnóstico do câncer: 

“Eu descobri em 2020, no meio da pandemia, quando eu tive um sangramento prolongado. O que eu achava que seria uma menstruação no período normal, eu achei estranho e acabei indo para o médico e falei: 'alguma coisa aqui está estranha'”, disse. “O corpo é sábio, o corpo dá sinais”. 

Durante a entrevista desta quarta-feira (28) à Band FM, Mirelle relatou como foi passar por esse período: “Eu vivi tudo isso, vivi, mas com a cabeça erguida. Foi sofrido, foi dolorido, não foi fácil. Nada é fácil em um tratamento oncológico, mas, como eu disse, eu sou privilegiada, com amigos incríveis, minha família”. 

No bate-papo, a apresentadora reforçou sobre a importância da prevenção: “É muito importante dizer, no Março Lilás, sobre a prevenção do câncer de colo de útero. A gente não precisa falar só nesse mês, mas, sim, no ano inteiro”. 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, no Brasil, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres. Para cada três anos, foram estimados 17.010 casos novos, o que representa uma taxa bruta de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres. 

Para finalizar, Mirelle deixou um recado otimista para os ouvintes da rádio e ressaltou a importância dos exames e tratamentos preventivos: 

“Para vocês que estão me escutando agora, a gente fala muito da vacina, existe a vacina contra HPV. Mantenham os seus tratamentos em dia, os seus exames em dia, esteja ali fazendo o papa nicolau para que você não precise passar por esse tratamento oncológico, é muito dolorido”. 

“E para quem está passando por isso hoje, força, foco e fé. Acredite no tratamento, acredite na sua equipe médica. A medicina está  muito avançada hoje. Precisamos entender que existe um começo, meio e fim”, comentou Mirella. 

Mais notícias

Carregar mais