Entretenimento

Maria Bethânia e Caetano Veloso são parentes? Veja reação da web

Além de grandes nomes da MPB, eles são dois dos filhos de Dona Canô e Seu Zeca, nascidos em Santo Amaro da Purificação, na Bahia

Da Redação

Caetano e Bethânia se unem para turnê especial
Caetano e Bethânia se unem para turnê especial
Divulgação/Fernando Young

Maria Bethânia, de 77 anos, recentemente virou assunto nas redes sociais porque os fãs mais jovens descobriram que ela e Caetano Veloso, de 81, são irmãos e o assunto ficou entre os mais comentados das redes sociais. Os artistas anunciaram uma turnê pelo país e trouxeram o assunto à tona.

Em entrevista ao Fantástico, os dois falaram sobre a cumplicidade como irmãos e Bethânia chegou a dizer que são irmãos gêmeos de momentos diferentes. "Caetano é fora do comum, a inteligência dele, onde ele deposita. Ele é o chefe do meu barco", disse ela.

Caetano lembrou que ajudou a escolher o nome da irmã, quatro anos mais nova que ele. "Tinha uma valsa de Capiba, que o Nelson Gonçalves gravou, que eu adorava [que citava o nome Maria Bethânia]. Essa voz me tocava muito. Ela nasceu, era uma menina e eu disse: 'Tem que ser Maria Bethânia'. Meu pai colocou os nomes num papel para eu sortear."

Eles são dois dos filhos de Dona Canô e Seu Zeca, nascidos em Santo Amaro da Purificação, na Bahia, Brasil. Ambos são renomados artistas brasileiros, com longas e bem-sucedidas carreiras na música popular brasileira. Ele é quatro anos mais velho que Maria Bethânia, mas foi ela quem o lançou no cenário musical do país, ao gravar a canção “Sol Negro”, de autoria de Caetano.

Com a mudança de Santo Amaro para Salvador, em 1960, os irmãos se tornaram cúmplices nas descobertas de uma grande cidade, da literatura de Clarice Lispector e de seus destinos artísticos. Juntos, experimentaram o teatro, a música e o cinema. 

Em sua ida para o Rio de Janeiro, onde substituiu Nara Leão no espetáculo Opinião em 1965, Bethânia viajou acompanhada de Caetano, atendendo ao pedido do pai, José Telles Velloso. O sucesso da cantora teria consequências na história da música popular e no desenvolvimento das carreiras de Caetano, Gal e Gil.

Aos 18 anos, ela avisou ao irmão que dali para frente definiria sozinha seu rumo no mundo. Mas, desde então, suas trajetórias artísticas não deixaram de estar entrelaçadas. Caetano compôs mais de 30 canções para gravações originais de Bethânia, pensando no alcance de sua voz e em sua presença cênica. 

Veja os memes

Apesar da história antiga e repleta de sucesso, muitos fãs mais jovens se surpreenderam ao descobrir o laço parentesco entre os dois. Não demorou, e as redes sociais ficaram recheadas de memes:

Caetano&Bethânia pelo Brasil

Caetano Veloso e Maria Bethânia se preparam para subir juntos ao palco durante uma turnê conjunta que passará por sete capitais brasileiras. Os preços variam conforme o estado.  Veja as datas:

  • Rio de Janeiro - 3 e 4 de agosto - Farmasi Arena
  • Belo Horizonte - 7 de setembro - Estádio do Mineirão
  • Belém - 29 de setembro - Hangar
  • Porto Alegre - 12 de outubro - Arena do Grêmio
  • Brasília - 9 de novembro - Arena BRB Mané Garrincha
  • Salvador - 30 de novembro - Casa de Apostas Arena Fonte Nova
  • São Paulo - 14 de dezembro - Allianz Parque

Sobre a turnê 

A turnê Caetano & Bethânia tem um significado especial para a música popular brasileira, para a história dos dois irmãos e para os fãs que sonham em vê-los em um só espetáculo. Nascidos em Santo Amaro, no recôncavo baiano, Caetano Veloso e Maria Bethânia são reconhecidos como artistas essenciais à formação cultural de várias gerações, com trajetórias projetadas para além da música, inspirando criadores em todas as partes e em todas as artes.

Esse reencontro histórico em arenas do país permite a cada espectador uma visão ainda mais clara da força criadora de Caetano e Bethânia, unidos desde a infância pela memória de canções. Na família Veloso, falou mais alto a sugestão de Caetano para o batismo da irmã como “Maria Bethânia”, nome extraído de uma música de Capiba cantada por Nelson Gonçalves. 

A voz de Bethânia seria um dos motores da entrega de Caetano à vida de compositor. A história dessa partilha musical se iniciou há 60 anos, no show “Nós, por exemplo”, no Teatro Vila Velha, em Salvador, em 1964. Ainda muito jovens, numa fase de revelação de caminhos para a música brasileira, eles surgiram como artistas inseparáveis de sua geração, no meio do agito das artes na capital baiana, ao lado de Gal, Gilberto Gil, Tom Zé, Roberto Santana, Alcyvando Luz, Djalma Corrêa, Fernando Lona, Piti e Perna Fróes. 

Bethânia despontava, porém, como uma cabeça acima de movimentos, determinada a criar um projeto estético fiel às suas paixões musicais profundas. Antes e depois do tropicalismo, Caetano seria um tradutor fraterno dessa poética.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais