Masterchef

Apaixonado por programas de gastronomia, Tiago quer mostrar culinária sentimental no MasterChef 2021

Participante diz que conhecimento sobre o MasterChef vai lhe ajudar nas estratégias de jogo; leia entrevista completa abaixo:

Vinicius Oliveira e Stefani Sousa

Apaixonado por programas de gastronomia, Tiago quer mostrar culinária sentimental no MasterChef 2021
Apaixonado por programas de gastronomia, Tiago quer mostrar culinária sentimental no MasterChef 2021
Carlos Reinis/Band

Toda edição do MasterChef Brasil tem um grande fã do programa que conhece todas as dinâmicas, provas e pegadinhas que o talent show costuma proporcionar. Desta vez, o escolhido foi Tiago, de 36 anos e natural de Brasília, que desde a pré-adolescência assiste programas de culinária.

“Eu cozinho desde os 12 anos. Estava sempre inventando alguma coisinha simples, tipo um mexido com arroz. Fiquei apaixonado pela gastronomia vendo muito programa de televisão. Assistia a todas as competições, mesmo quando ainda nem existia MasterChef. Minha paixão pela cozinha começou com essas referências”, confessou em entrevista ao Band.com.

Para o competidor, seu ponto forte está, justamente, em sua expertise no programa. “Acho que conheço o jogo por ter experiência de assistir TV. Sou muito apaixonado, vi todos esses realities de gastronomia. Tem provas, desafios, mas são programas sobre pessoas. Eu acompanho o MasterChef desde o começo, vi temporadas até do exterior. Conheço bem a versão brasileira e os chefs”, continuou.


Além de ter estudado a atração, Tiago também confia na sua história com a comida para surpreender os jurados. “A cozinha em casa sempre teve história. Nas cerimônias, nos aniversários, era a gente que cozinhava. A comida era sempre o centro de qualquer comemoração que a gente tinha, seja um churrasquinho de fim de semana, seja um jantar gostoso quando estava mais frio. Comida temperinho de família”, disse.

Apesar de tudo isso, curiosamente, Tiago nunca se sentiu 100% preparado para participar do talent show. “Para ser sincero, eu nunca achei que ia ter coragem de me colocar nessa situação de ser julgado, de ser criticado. Não é uma coisa normal para quem é [cozinheiro] amador ser julgado por três chefs renomados”, confessou.

O apoio veio da namorada - a youtuber Carol Moreira - e, também, do sonho de trabalhar com a gastronomia. “Há alguns anos eu tento pensar em formas de trabalhar com cozinha ou eventos. Quem sabe ter um negócio. A pandemia deu uma segurada nos planos, mas o MasterChef pode ser catapulta para isso", disse. "De alguma forma, entendo que a minha carreira vai mudar 100% para a cozinha – seja para ser comunicador ou para ter um pequeno negócio”, completou.

Tiago revela que uma das principais dificuldades no programa será controlar a ansiedade. “Meu ponto fraco será o meu emocional. Talvez, isso possa me prejudicar numa prova. Acho que meu maior receio é travar em algum momento ou não estar um dia bem, porque sei que isso reflete no prato", disse. Por outro lado, o participante quer focar na criatividade e improviso. "São meus pontos fortes, além é claro, do fato de conhecer muito bem o jogo. Vou tentar ser estratégico nas minhas escolhas, em como preparar os pratos, os desafios, as provas, saber o tempo das coisas… tentar ter calma, cozinhar o que eu sei com o ingrediente que foi me dado. Então, focar no momento e no que é pedido”, finalizou.