Masterchef

Arroz de cuxá: o que é, a origem e como fazer uma deliciosa receita

Cantora Alcione pediu para os cozinheiros amadores prepararem um prato típico do Maranhão

Da Redação

Instituto Brasil a Gosto ensina receita original de arroz de cuxá
Instituto Brasil a Gosto ensina receita original de arroz de cuxá
Divulgação/Instituto Brasil a Gosto

No MasterChef Brasil desta terça-feira, 18, a cantora Alcione pediu para os cozinheiros amadores prepararem um prato típico do Maranhão: arroz de cuxá com torta de caranguejo. Sem muito contato com a culinária maranhense, os cozinheiros amadores tiveram dificuldades para preparar o prato. Mas você conhece o arroz de cuxá?

O que é arroz de cuxá?

Arroz de cuxá nada mais é que um arroz branco, cozido em água e sal, acompanhado de um molho conhecido como cuxá na culinária maranhense. O molho é feito com vinagreira, camarão seco, farinha de mandioca e pimenta-de-cheiro, todos ingredientes encontrados com facilidade na região.

No preparo, o cuxá utiliza o pilão, instrumento comum na culinária brasileira, para socar o alimento. O nome vem das palavras tupis "ku" e "xai", que significa o que conserva azedo. O prato é uma mistura de diversas influências culinárias, como a culinária portuguesa, indígena, africana e árabe.

Receita de arroz de cuxá

O arroz de cuxá demora cerca de 2 horas para ficar pronto. O Instituto Brasil a Gosto, criado para levar a autêntica cozinha brasileira a todos os lares do país, divulgou em seu canais como fazer esse prato típico maranhense. Veja o passo a passo:

Cozinhe 2 maços de vinagreira por 1 horas e 30 minutos ou até ficar bem macia. Pique e reserve. Tire as cabeças e as patas do camarão seco e dessalgue, passando três vezes por água quente – reserve o último líquido. Aqueça o óleo e refogue meia cebola picada até ficar transparente.

Junte meio pimentão amarelo picado, três pimentas-de-cheiro picadas e 2 xícaras (chá) de camarão seco. Acrescente 2 xícaras e meia (chá) de arroz branco, refogue um pouco e cubra com a água reservada. Verifique o sal. Se necessário, complete com água morna. Cozinhe até ficar macio e finalize com 1 xícara (chá) de camarão seco.

O MasterChef Brasil é um formato da Endemol Shine Group. O programa é uma produção Endemol Shine Brasil para a Band e para o Discovery Home & Health. O talent show vai ao ar às terças-feiras, às 22h45, com transmissão simultânea no Portal da Band e no aplicativo da emissora. A atração também é exibida toda sexta-feira, às 20h30, no Discovery Home & Health.