Masterchef

Como fazer bolo de rolo perfeito e qual a diferença para o rocambole

Aprenda o passo a passo da receita original do bolo de rolo com goiabada, de Pernambuco, com a empresária Karla Manu. Doce estará em uma das provas do MasterChef!

Felipe Pinheiro

Bolo de rolo; aprenda a fazer a receita original de Pernambuco.
Bolo de rolo; aprenda a fazer a receita original de Pernambuco.
Karla Manu/Arquivo pessoal

Tradicional de Pernambuco, o bolo de rolo dará trabalho aos participantes do MasterChef no segundo episódio da 9ª temporada. Eles terão que provar se são capazes de fazer um bolo de rolo perfeito. Preparar o delicioso doce de goiabada não é difícil, mas é preciso seguir alguns cuidados para a receita sair como o esperado. 

Para te ajudar a fazer um bolo de rolo igual ao original, a reportagem do Band.com.br descobriu todos os segredos de como preparar o doce com a empresária Karla Manu, dona do Bolo de Rolo da Vovó (@boloderolo_davovo). Veja a receita logo abaixo e não fique mais com água na boca!

Nascida em Recife, a empresária vive em São Paulo e no início deste ano criou o Bolo de Rolo da Vovó. A receita vem de família, como ela mesma conta. 

Tudo começou por causa de dona Severina, minha vó. Uma nordestina arretada, que fazia as melhores comidas e o melhor bolo de rolo. Em 2019, depois que ela faleceu, ficou a saudade dos melhores dias de férias em Recife, que eram cheios de primos, e da vontade de comer um legítimo bolo de rolo que ela fazia.


O que era hobby virou profissão no início deste ano, quando Karla Manu foi demitida da empresa em que trabalhava como supervisora de marketing. 

“Decidi investir nesse meu sonho, que era levar o bolo de rolo que é patrimônio imaterial do meu Pernambuco para várias mesas.  Eu falo que não vendo bolo de rolo, eu entrego a saudade da viagem perfeita ao nordeste em lua de mel ou da saudade da terra natal”, diz. 

Em poucos meses, o perfil do Bolo de Rolo da Vovó explodiu no Instagram -- já são quase 18 mil seguidores -- e conquistou até a cantora MC Loma, que é de Pernambuco e já saboreou o doce preparado por Karla Manu.

Não confunda bolo de rolo com rocambole


Afinal, é bolo de rolo ou rocambole? A aparência até pode ser parecida, mas o modo de fazer e o sabor são completamente diferentes.

“No bolo de rolo, a receita tradicional leva apenas cinco ingredientes (veja abaixo como fazer). E o rocambole leva leite e fermento químico, o que não tem no bolo de rolo. Para se fazer um rocambole é necessário apenas uma forma  de bolo,  já para fazer o bolo de rolo vão no mínimo cinco formas. O processo do bolo de rolo, de enrolar cada camada o deixa mais delicado”, explica a empresária. 

Receita do bolo de rolo


Saiba como preparar um bolo de rolo perfeito com a receita de Karla Manu, do Bolo de Rolo da Vovó!

Ingredientes
 

  • 200 gramas de manteiga
  • 200 gramas de farinha de trigo
  • 200 gramas de açúcar
  • 5 ovos
  • 200 gramas de goiabada derretida.


Para derreter a goiabada, basta colocá-la cortada em cubinhos numa panela em fogo baixo com 50 ml de água e ir desmanchando-a até virar uma goiabada cremosa.

Modo de preparo


Em uma batedeira acrescente o açúcar e a manteiga. Bate até misturar. Em seguida coloque os ovos 1 a 1 para incorporar na manteiga e no açúcar. Depois que estiver tudo misturado, acrescente a farinha de trigo e bata delicadamente.

Reserve a massa e vamos para as assadeiras. Pegue uma assadeira retangular, unte com manteiga e farinha de trigo.

Coloque uma quantidade de massa suficiente para cobrir a assadeira, deixando a camada fina.


Dica da Karla: Não deixe nenhuma parte com buraco ou sem massa, senão assa demais e vira biscoito. 

Leve para o forno que já deve estar aquecido, na potência máxima do seu forno. Por aproximadamente 4 minutos deixe a massa assar.

Retire do forno ainda quente, passe a goiabada cremosa numa camada fina e enrole a sua camada de bolo de rolo. Faça isso mais 5 vezes e tenha um bolo de rolo para chamar de seu!

  •  

Agora é só cortar e comer um delicioso bolo de rolo Pernambucano!