Masterchef

Camarão rosa, branco, sete barbas e mais: conheça os tipos e entenda as diferenças

Desafio do sexto episódio do MasterChef 2020 é preparar vários tipos de camarão

da redação, com MasterChef

Conheça vários tipos de camarão
Conheça vários tipos de camarão
Carlos Reinis/Reprodução

Moqueca, risoto, massas, bobós, torta, escondidinho e até mesmo frito, como aperitivo. Na hora de preparar camarão, o leque de receitas é bem amplo. Mesmo assim, fica difícil escolher o melhor tipo com tantas opções no mercado. E é exatamente esse o segundo desafio dos participantes do sexto episódio do MasterChef, que vai ao ar nesta terça-feira, às 22h45. Qual é a diferença entre o camarão rosa e o branco? E o cinza e o sete barbas? Entenda aqui.

Camarão rosa: é carnudo e pode chegar a 18 cm. Com uma carne levemente adocicada, vai muito bem como centro das atenções no prato, como camarão à provençal.

Camarão rosa
Carlos Reinis/Reprodução
 
Sete barbas: popular no Brasil, é pequeno e tem sabor intenso. Combina muito bem quando usado como recheio em pastéis, tortas e risotos. Pelo seu tamanho, funciona perfeitamente como um complemento para realçar o sabor da receita.
 
Camarão sete barbas
Carlos Reinis/Reprodução
 
Camarão cinza: é da mesma espécie do camarão rosa, mas com tonalidade mais opaca e menos carne. Este é o tipo de camarão mais cultivado no mundo, inclusive no Nordeste do Brasil. Muito indicado para petisco.
 
Camarão cinza
Carlos Reinis/Reprodução
 
Camarão Pistola (VG): também conhecido como camarão-estalo, essa espécie pode ter 5 cm na versão pequena, mas também tem a versão VG, termo que significa camarões de variações grandes (ou verdadeiramente grandes). Esse tipo vai muito bem grelhado.
 
Camarão pistola (VG)
Carlos Reinis/Reprodução
 
Camarão branco: nativo do litoral brasileiro, está disponível em toda a costa do País. Pode chegar a 20 cm e é uma das espécies mais comercializadas do mundo. Vale lembrar que o camarão é quase todo composto por água, então o ponto de cozimento é essencial para não deixá-lo mole ou borrachudo.
 
Camarão branco
Carlos Reinis/Reprodução