Masterchef

Campeão do MasterChef Júnior, Lorenzo Ravioli abre seu primeiro restaurante

Em entrevista ao Portal da Band, o cozinheiro de 20 anos fala sobre seu novo empreendimento gastronômico e planos para a carreira

Por Amanda Caroline

O cozinheiro de 20 anos fala sobre a carreira na gastronomia
O cozinheiro de 20 anos fala sobre a carreira na gastronomia
Reprodução/Instagram

Em 2015, Lorenzo Ravioli venceu o MasterChef Júnior aos 13 anos de idade e começou a trilhar seu caminho na gastronomia, paixão que está no sangue. De lá para cá, o menino se tornou um cozinheiro com carreira promissora: ele é influenciador digital de culinária, trabalha em eventos e está pronto para seguir os passos do pai, o chef de cozinha Franco Ravioli, como empresário do ramo.

Lorenzo conta em entrevista ao Portal da Band que se prepara para abrir seu primeiro restaurante. Ao lado do pai, o campeão do MasterChef Júnior será consultor de gastronomia de uma forneria na zona sul de São Paulo (SP), que tem previsão de abertura para fevereiro deste ano. Ele promete oferecer o melhor da culinária italiana em seu novo empreendimento. 

“É o primeiro projeto de restaurante da minha vida. Estamos muito animados e trabalhando com vontade. Eu e meu pai somos os consultores de gastronomia: tudo o que compete ao cardápio é nossa responsabilidade”, explica. E o restaurante já tem nome: Foglia. “Hoje, estamos treinando a equipe. Queremos ter um conceito bom, um atendimento bom… E já pensamos na extensão do restaurante”, afirma Lorenzo.

“Nada disso seria possível sem o MasterChef”

O cozinheiro de 20 anos não pensa duas vezes antes de afirmar que o programa abriu portas para a sua vida profissional. “Foi o palanque que tive para me conhecerem e me darem oportunidades. Nada disso seria possível sem o MasterChef”, diz Lorenzo. 

Ele, que competiu ao lado de Eduardo Prado, vice-campeão da 8ª temporada do MasterChef Brasil, celebra tudo o que aprendeu durante sua experiência no talent show, principalmente com o trio de jurados formado pelos chefs Érick Jacquin, Henrique Fogaça e Paola Carosella

Lorenzo virou um bowl com chantilly na cabeça de Paola Carosella no ‘MasterChef Júnior’ (Foto: Band)


“Quando eu teria três profissionais renomados à minha disposição, me ajudando e me ensinando?”, reflete o jovem. “Eles me deram todos os conselhos relacionados à organização, que é uma competência importante. Mostraram que é preciso deixar tudo limpo, aproveitar os ingredientes ao máximo e evitar desperdício”, completa.

E quem sente saudade de acompanhá-lo na televisão pode manter a esperança viva, viu? Lorenzo afirma que participaria de uma competição culinária novamente. “Mas precisaria me preparar. O título de campeão do MasterChef é uma pressão. Seria o caso do lutador que conquistou o cinturão e tem um título a zelar, por exemplo”, declara.

O futuro de Lorenzo é agora

Além de inaugurar seu primeiro negócio gastronômico, Lorenzo tem bons planos para sua carreira como cozinheiro. Ele, que cursa Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas (FGV) visando a gestão de restaurantes, vai começar a estudar gastronomia na renomada escola Le Cordon Bleu a partir de agosto. “Também quero viajar à Itália para aprender mais”, conta. 

Nas redes sociais, os vídeos de receitas “bombam” entre os mais de 200 mil seguidores no Instagram e o cozinheiro não pensa em parar de publicá-los. “Quero espalhar a ideia de que nem sempre a comida boa é difícil de fazer ou custa dinheiro. Ensinar é importante e quero repassar para frente tudo o que aprendi”, diz. Boa sorte, Lorenzo!

Lorenzo Ravioli tem 20 anos (Foto: Reprodução/Instagram)


Inscreva-se para a nova temporada do MasterChef Brasil

É cozinheiro amador e está cansado de ouvir, da família e dos amigos, que precisa entrar no MasterChef Brasil? Sua chance chegou! As inscrições para a temporada de 2022 já estão abertas! Clique aqui para se inscrever.