Masterchef

Jacaré, coelho e javali: participantes do MasterChef contam qual o sabor das carnes exóticas

Desafio do 10º episódio de MasterChef, as carnes exóticas rechearam o cardápio do programa e levantaram dúvidas quanto ao sabor de cada uma; ao Band.com os participantes dão detalhes do gosto e da textura

Stefani Sousa

Qual o sabor da carne de jacaré? Saiba o gosto das proteínas exóticas usadas no MasterChef
Qual o sabor da carne de jacaré? Saiba o gosto das proteínas exóticas usadas no MasterChef
Carlos Reinis/Band

Carne bovina, de frango e de porco são presença garantida em quase todos os episódios de MasterChef, mas, na última terça-feira (7) o programa desafiou os competidores a prepararem proteínas de animais exóticos. Em um divertido amigo oculto ladrão, os cozinheiros tiveram que fazer pratos cheios de sabor e personalidade.

Por serem difíceis de encontrar, grande parte das carnes disponíveis — como de jacaré, búfalo e coelho — têm sabores pouco conhecidos para uma parcela significativa do público. Ao Band.com, os participantes explicam qual é gosto e a textura de cada uma delas. Entenda:

Carnes exóticas usadas no 10º episódio de MasterChef: 

 

Jacaré

“A carne é bem fibrosa. Falam que ela fica entre o frango e o peixe, mas notei que tem uma textura bem diferente dos dois. É como se fosse um peito de galo, bem firme. O sabor mais próximo é o do peixe, mas ainda assim é diferente e peculiar. É uma carne branquinha, muito gordurosa dependendo da parte do jacaré, como se fosse um frango bombado, bem malhado de academia”, brinca Márcio. 

Bode    

“Tem cheiro igual ao do cordeiro e a textura é de carne de boi. Eu achei que fosse mais complicada de fazer do que as outras proteínas, mas não foi, não”, explica Daphne.

Búfalo 

“A carne de búfalo é um pouco mais dura do que a carne de boi, assim como a capa de gordura da picanha é bem mais branca do que a bovina. Gostei bastante de trabalhar com esse tipo de proteína e achei a cor um pouco mais escura”, diz Sérgio. 

Javali 

“A carne de javali se assemelha com a carne de porco, mas tem sabor um pouco mais leve e é um pouco mais magra, com a consistência um pouquinho dura”, garante Ana Paula. 

Coelho 

“A textura lembra muito frango, mas a sobrecoxa [parte que ela usou] é algo mais pro peito. Ela é um pouco sequinha e isso influenciou bastante na textura. O que ajuda a deixar o coelho mais macio é colocar na pressão. De modo geral, o gosto é mais forte do que o frango", conta Amanda. 

 

Codorna 

“Diferente do frango, a codorna não é tão neutra em termos de sabor. É uma carne escura, como se fosse um pato ou faisão. Mas como ela é menor, é mais delicadinha na textura. A cor é mais escura, como pombo”, opina Raquel. 

Avestruz 

"É muito saborosa, lembra a carne bovina, levemente adocicada e, por conter alto nível de ferro na composição, deixa um agradável gosto terroso no paladar", pontua Heitor.  

Siri mole 

“O sabor é bem parecido com o siri normal mesmo. É um pouco mais adocicado e a textura meio que desfia. O siri mole é sem casca, capturado bem na época da troca. É uma mistura de peixe e frango, mas meio doce”, explica Isabella. 

Galinha d’angola 

“Achei ela mais saborosa do que a galinha normal, mas a carne é mais magra, tem a coxa menos carnuda. O sabor é melhor e mais intenso e eu recomento muito. Se achar pra comprar, quero fazer de novo” alega Luiz.  

Marreco 

“A carne do marreco lembra muito pato, mas também podemos comparar com a galinha caipira, só que com sabor mais forte! Ela é uma carne escura, um pouco dura e mais gordurosa que o frango. Mas com um sabor incrível!”, analisa Pedro.

Pato

“Lembra a carne de galinha ou galo caipira e, em textura, é mais rígida do que a carne de frango, também é mais escura. O sabor da coxa e da sobrecoxa se assemelha ao da galinha caipira, porém o peito tem uma capa de gordura considerável. É uma carne mais avermelhada, o que a faz ter uma característica de sabor bem diferente. O mais próximo dessa carne seria misturar o sabor do frango com a gordura de porco, faz sentido?”, questiona Kelyn. 

Centolla

"O gosto da centolla é parecido com o gosto de uma lagosta, que por sua vez parece com o lagostim. Mas tem essa mesma textura, carne branca que geralmente vem pré-cozida e muda de cor, fica aquele laranja bem bonito por fora e branco por dentro. Só não pode cozinhar demais… Assim ela fica suculenta, macia e derrete na boca", sugere Helena. 

Rã 

"Pra mim a carne da rã é muito parecida com frango, mas um pouco mais leve e delicada. Tem pouca carne, acabei usando mais a coxa, que era a parte mais grossa", explica Renato. 

Escargot 

“É como uma lesma, um caramujo, não sei direito. O gosto é neutro, não é tão forte, tem um certo sabor terroso que é interessante. Não é a oitava maravilha do mundo, mas vai ficar com o gosto do que você colocar [de tempero]. Não é ruim, na verdade é bem gostoso, mas é neutro”, confessa Eduardo. 

Saiba fazer as receitas que tiveram destaque positivo: