Masterchef

Casa Vincular, que ajuda no combate a fome em Recife, é a 8º instituição beneficiada pelo MasterChef

Stefani Sousa

Casa Vincular recebe doação do MasterChef
Casa Vincular recebe doação do MasterChef
Divulgação

Sempre que um cozinheiro amador vence o MasterChef Brasil 2020, uma instituição beneficente é premiada pelo programa com uma doação de R$ 5 mil. Nesta terça-feira, 1º de setembro, a escolhida da vez foi a Casa Vincular, no Recife. Por lá, desde 2017,  a principal atividade é trabalhar para combater a fome e oferecer, de segunda a sexta, café da manhã e almoço para pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social. Em entrevista ao Portal da Band, Caio Paz, responsável pela casa, conta que ainda está estudando qual será o destino da doação: “Temos que cobrir os gastos fixos, que temos todos os meses, mas também estamos planejando comprar um fogão novo”.  

Além de ajudar com a alimentação, o grupo promove a criação de vínculo entre os atendidos e os voluntários, fazendo com que a rotina do projeto seja voltado também ao cuidado. Na casa, há atendimento médico, psicológico, assistência jurídica, atividades educativas, de evangelização e doações pontuais de roupas e materiais de higiene. “Tudo começou quando o fundador do Projeto Vincular, Gabriel Marquim, flagrou um rapaz tentando pular o muro de sua casa para pegar algo para comer. Depois disso, ele ficou pensativo e inquieto sobre como poderia mudar a realidade dessas pessoas e, 2 anos depois, a Casa foi inaugurada”, diz Caio.

Infelizmente, por causa da pandemia do coronavírus, as atividades diárias do projeto foram suspensas no primeiro semestre para evitar aglomerações e foi montada uma força-tarefa para destinar os recursos da instituição para famílias em dificuldade e ações nas ruas. Ao todo, mais de 200 casas receberam kits de higiene e cestas básicas. A situação só começou a mudar em julho, quando marmitas passaram a ser distribuídas. 

“O público que atendemos é marginalizado e excluído da sociedade e não tem acesso a  serviços básicos, como educação e saúde. Dificilmente eles recebem atenção e carinho.  Com as nossas atividades, ajudamos a gerar dignidade e uma vida melhor”, garante o responsável do projeto que já atendeu mais de 1600 pessoas, entregou cerca de 30 mil refeições e garantiu 6 mil banhos a quem precisava.

Comprometida em seguir ajudando, a Casa Vincular recebe doações pelo site e pelo Instagram do projeto (@projetovincular), onde todos são convidados a colaborar de alguma forma. “Se você também acredita que um mundo melhor é um mundo mais igual, junte-se a nós. Nosso objetivo é olhar aqueles que são ignorados e reconstruir vínculos afetivos, educativos, espirituais, profissionais, de cidadania e pessoal.”