Masterchef

Ex-MasterChef trocou finanças pela cozinha e ensina quase 800 mil seguidores

Ex-participante da 8ª temporada do MasterChef, Luiz Horta se redescobriu ensinando seguidores a fazerem marmitas saborosas; confira a entrevista exclusiva

Por Aline Naomi

Luiz Horta ensina a como fazer e congelar marmitas
Luiz Horta ensina a como fazer e congelar marmitas
Reprodução/Instagram @luizhorta7

Chega de lavar louça todo dia ou comer marmita aguada: essas são algumas das promessas que Luiz Horta, ex-participante do MasterChef Brasil, faz a seus quase 800 mil seguidores do Instagram. Cozinheiro da 8ª temporada do reality, ele deixou para trás a carreira como analista financeiro e, atualmente, dá aulas sobre como fazer e congelar marmitas para o dia a dia.  

"Depois do MasterChef, eu quis viver de cozinha, quis trabalhar com o que eu gostava de verdade. Não quis voltar para minha profissão antiga", relembra em entrevista exclusiva ao Band.com.br. Foi sem hesitar que, após a competição, ele deixou a multinacional onde trabalhou por 10 anos e focou na área gastronômica.  

Além de ter trabalhado em cozinhas profissionais, o ex-competidor passou a produzir vídeos de receitas para a internet, mas não estava plenamente satisfeito. "Eles iam superbem na época, só que eu não queria ficar só nisso. Eu queria ajudar e ensinar", diz Luiz, que tinha 1.200 seguidores quando entrou no programa e 31 mil quando deixou a temporada.  

A mudança começa com a gente 

Luiz conta que, após sua participação no MasterChef, começou a fazer muitas viagens para trabalhar em eventos. Ironicamente, ele cozinhava cada vez mais para os outros e cada vez menos para si mesmo, alimentando-se como era possível entre um compromisso e outro. "Eu estava só piorando a minha saúde, comendo mal, engordando", descreve.  

Ele então resolveu fazer marmitas, mas percebeu que, mesmo sendo um ex-MasterChef, tinha dificuldade de manter a qualidade do alimento após o descongelamento. “As coisas não são tão fáceis quanto parecem. Não adianta saber tudo para fazer um prato delicioso, mas na hora de descongelar o prato não ficar igual. Existe técnica."  

O carioca, que atualmente mora em Campinas (SP), começou a aplicar lições da cozinha profissional em suas marmitas e passou a compartilhar seus aprendizados com os seguidores. Ele descobriu, assim, um valioso nicho. “Eu conseguia comer o que eu queria, quando eu quisesse, congelando tudo, então resolvi ensinar as pessoas pouco a pouco, e vi que elas adoraram.” Deu certo demais!

Todo seu conhecimento acumulado sobre o tema virou um curso, chamado Geladeira à Prova de Desculpas. Isso porque, de acordo com Luiz, não existem pré-requisitos necessários para começar a organizar sua alimentação em marmitas. Atualmente, ele mantém cerca de 2 mil alunos.  

"Com a marmita pronta, você não tem que cozinhar todo dia. Essa é a maior paz do mundo", exalta Luiz. "Você poder pegar uma marmita e esquentar em cinco minutos em vez de cozinhar e ter que lavar louça, é maravilhoso." 

Partilhando a vida boa 

Quem está tocando os negócios ao lado de Luiz é sua esposa, Julyana. Enquanto o ex-MasterChef cuida das gravações dos conteúdos, é ela a responsável pelo financeiro e marketing do empreendimento. "Graças a Deus a gente se achou muito nessa nossa empresa e nessa profissão", celebra o cozinheiro realizado no amor e na carreira.

A esposa, inclusive, era noiva de Luiz na época em que estava no MasterChef. Ele comenta que, após sua participação, chegou a pedi-la novamente em casamento para renovar os votos e que, atualmente, eles são casados no civil. Porém, o ex-participante promete que a festança vem aí em 2024. "Vai ter marmita no casamento", brinca. 

Para ele, nada disso teria acontecido se não fosse sua participação no MasterChef. "Quando eu saí do programa, eu me descobri alguém muito mais confiante com o que eu faço na cozinha e eu realmente me senti capaz", afirma orgulho. Parabéns, Luiz!

Tópicos relacionados