Masterchef

Como fazer brigadeiro de cacto? Chef Timóteo Domingos ensina receita

O chef de cozinha, do Instituto Gastrotinga, explica como preparar o doce queridinho dos brasileiros com a planta

Da Redação

Saiba como fazer brigadeiro de cacto
Saiba como fazer brigadeiro de cacto
Melissa Haidar/Band

O chef de cozinha Timóteo Domingos deu uma aula sobre cactos para os competidores do MasterChef Brasil 2022, no sexto episódio da temporada. O especialista em “gastrotinga”, que valoriza a gastronomia do bioma caatinga, foi o convidado de uma prova especial – e inédita – do programa e ensinou vários preparos com as plantas.

Ao Band.com.br, Timóteo explica como fazer brigadeiro de cacto. Que tal experimentar o doce de um jeito diferente? “A receita é muito prática. Eu uso a palma, que tem sabor predominante”, conta. Confira todas as dicas abaixo!

A receita do brigadeiro de cacto não é muito diferente do brigadeiro feito com chocolate. O chef entrega os ingredientes: “Leite condensado, manteiga – uso manteiga de garrafa para ganhar um aroma especial – e, para finalizar, pode usar o leite em pó ou cacau em pó para dar aquele charme especial na apresentação.”

Segundo o chef, basta usar a mesma quantidade de leite condensado e de polpa de palma triturada, a mistura deve formar uma pasta sem muitos pedaços, e uma colher (sopa) de manteiga de garrafa.

“A palma, principalmente a palma redonda, conhecida como orelha-de-onça em algumas regiões, é nutritiva, saborosa e fácil de retirar os espinhos, se você quiser ver uma cacheira em casa, com adubo correto você consegue cultivar uma palma, ela é coringa. Ela é curinga”, finaliza. Que delícia!