Masterchef

Como fazer chocotone caseiro no liquidificador? Anote receita com caramelo

Juliana Nardelli, do MasterChef, ensina a fazer chocotone com praticidade e em pouco tempo

Da Redação

Como fazer chocotone caseiro no liquidificador
Como fazer chocotone caseiro no liquidificador
Arquivo pessoal

Faltando pouco mais de um mês para o Natal, está aberta a temporada de comidas festivas. Para te ajudar a entrar no clima, Juliana Nardelli, participante da 8ª temporada do MasterChef Brasil, ensina como fazer um delicioso chocotone caseiro, com massa preparada no liquidificador, e cobertura de caramelo toffe salgado.  

Ficou com vontade? Abaixo, é possível conferir a lista de ingredientes e o modo de preparo. Vale ressaltar que a receita leva cerca de 1h30 minutos para ficar pronta, tem massa elástica e, de acordo com Juliana, um ingrediente especial: “Faça com amor”, aconselha.   

Ingredientes: 
Massa (parte 1):  
3 ovos 
120 gramas de açúcar  
120 gramas de manteiga  
10 gramas de fermento biológico seco 
250 ml de água morna 
5 gramas de corante amarelo gema  
Essência de panetone 

Massa (parte 2): 
500 gramas de farinha de trigo  
250 gramas de gotas de chocolate  
1 fio de óleo  

Caramelo toffee salgado: 
100 gramas de açúcar  
50 gramas de manteiga sem sal 
40 gramas de creme de leite 

Modo de preparo 
Massa: Bata todos os ingredientes da massa (parte 1) no liquidificador. Depois, derrame o líquido obtido em um bowl e acrescentar a farinha em duas partes, mexendo com uma espátula. Deixe descansar por 40 minutos e observe que o volume vai dobrar. Misture as gotas de chocolate e divida a massa em duas formas de panetone. Cubra com um fio de óleo e deixe crescer até quase alcançar a borda do recipiente. Asse por 40 minutos, em forno preaquecido a 220°C.  

Caramelo toffee salgado: Faça caramelo com o açúcar e acrescente a manteiga mexendo sempre. Por fim, adicione o creme de leite e misture com vigor. Acrescente sal a gosto. Deixe descanse em um saco de confeitar, depois use para cobrir seu panetone.