Masterchef

Como fazer macarrão al dente? Tempo de cozimento da massa é o segredo

Produtor Gastronômico do MasterChef Brasil explica como garantir o ponto ideal da massa durante o preparo

Amanda Caroline e Stefani Sousa 24/05/2022 • 11:47 - Atualizado em 25/05/2022 • 13:58
Aprenda a fazer massa al dente
Aprenda a fazer massa al dente
Envato Elements

Preparar uma boa massa é um desafio até para cozinheiros experientes, e os participantes do MasterChef Brasil 2022 devem fazer um macarrão que agrade o paladar dos jurados para escapar da temida Prova de Eliminação no episódio desta terça-feira (24). O programa é exibido a partir das 22h30, na tela da Band, com transmissão simultânea pelo site e aplicativo BandPlay

Mais do que um molho sensacional, é preciso acertar no ponto da massa para que o prato seja delicioso. Rafael Brito, produtor gastronômico do talent show, explica ao Band.com.br como fazer macarrão al dente, que é o ponto ideal para servir o ingrediente.

“A massa al dente é uma massa que oferece alguma resistência ao ser mordida. É uma massa que não está passada, que você consegue morder e sentir o ponto de cozimento dela”, diz o cozinheiro profissional.

Segundo o especialista, o primeiro passo para cozinhar a massa al dente é ferver a água com bastante sal. O principal truque vem em seguida, que é o controle do tempo de cozimento.

“Quando a embalagem da massa indica certo tempo de cozimento, você deve tirá-la da água dois ou três minutos antes para finalizar a cocção no molho. Se você cozinhar pelo tempo indicado na embalagem, a massa vai passar do ponto quando você acrescentá-la na panela quente com o molho”, afirma Brito.

Vale lembrar uma dica de ouro para quem gosta de apreciar uma boa massa: nunca coloque óleo ou azeite na água do macarrão. “Cozinhar com óleo deixa a massa mais lisa. Assim, a massa não adere ao molho”, explica o produtor. “Isso é um pecado para os italianos”, brinca.

Massa fresca

O preparo da massa fresca é diferente do preparo da massa seca e requer ainda mais atenção pois o tempo de cozimento é menor.

“A massa fresca é muito mais sensível e cozinha em até quatro minutos. Tem que tomar muito mais cuidado com o ponto de cozimento dela”, alerta o cozinheiro.

Depois de cozinhar a massa (fresca ou seca), basta reservar duas ou três conchas da água e escorrer o resto. “Por ter muito amido, essa água ajuda no processo de emulsificação do molho”, diz o expert. “Acrescente a massa no molho quente e ‘bata’ como se fosse um risoto para que ela termine de cozinhar”, finaliza Brito. Pronto para arrasar no seu próximo prato de macarrão?!