Masterchef

Como fazer massa de empada? Aprenda a receita com 5 ingredientes

Prova do MasterChef vai desafiar participantes no preparo do salgadinho clássico de aniversários e happy hour

Da Redação

Aprenda a fazer massa de empadinha
Aprenda a fazer massa de empadinha
Pixabay

Clássico de aniversários, empadinha é uma delícia, seja de frango, palmito, queijo ou qualquer outro recheio que a criatividade permitir. Em uma das provas do 6º episódio de MasterChef, que vai ao ar nesta terça-feira, 10, os participantes terão que preparar seis empadinhas com dois recheios diferentes e uma salsa picante. O desafio parece fácil, mas é preciso tomar alguns cuidados no modo de preparo.e

Um dos pontos de atenção é não sovar muito a massa para o calor da mão não aqueça os ingredientes e deixe o salgadinho duro em vez de desmanchar na boca.

Para quem quer fazer o quitute em casa, uma boa aposta é essa receita que a Carole Crema, colunista da BandNews FM, ensinou. Leva só cinco ingredientes e fica uma delícia. Anote!

Massa de empadinha
Ingredientes:
2 ½ xícaras de farinha de trigo
2/3 de xícara de manteiga gelada cortada em cubinhos
3 colheres de sopa de banha de porco ou gordura vegetal
2 colheres de sopa de água gelada
Uma pitada de sal

Modo de preparo:
Coloque tudo no processador e bata por 20 segundos. Se você não tiver o processador, coloque toda a farinha e o sal numa tigela e, com as pontas dos dedos, vá quebrando a manteiga e a gordura, até formar uma farofinha bem soltinha. Assim que você ver que a massa já está assim, coloque água e dê uma pequena sovada, apenas para homogeneizar. Essa massa tem bastante gordura, tem manteiga, tem a banha... então, é uma massa que se a gente ficar trabalhando muito na mão, vai aquecer e gordura, derreter, deixando-a bem mole. A gente também não deve sovar demais, porque se não, endurece, ao invés de se desfazer na boca. Deixe a massa descansar na geladeira por, pelo menos, 30 minutos. Passado o período, abra e recheie a gosto. Você pode fazer de palmito com molho branco, de frango com requeijão, de camarão e o que mais a criatividade permitir.