Masterchef

Conheça o projeto Mãos de Maria, que empodera mulheres pela gastronomia em Paraisópolis

Mulheres se inscrevem nos cursos de gastronomia que tem duração de 3 meses, recebem capacitação e são encaminhadas ao mercado de trabalho

Stefani Sousa

Mãos de Maria é um projeto em paraisópolis
Mãos de Maria é um projeto em paraisópolis
Reprodução

A cozinha tem o poder de empoderar pessoas e é com esta certeza que o projeto Mãos de Maria, em Paraisópolis (SP), trabalha todos os dias, desde 2017, para oferecer capacitação às mulheres periféricas. Tamanho esforço, não poderia passar despercebido e consagrou a iniciativa, que oferece cursos de culinária em uma das maiores favelas do Brasil, como a 6º instituição beneficente que recebeu a doação de R$ 5 mil do MasterChef Brasil, na noite desta terça-feira, 18.

No projeto, as mulheres se inscrevem nos cursos de gastronomia que tem duração de 3 meses ou podem ser temáticos para épocas específicas do ano, como Páscoa ou aniversários e, após receberem capacitação, são encaminhadas ao mercado de trabalho com indicações a vagas externas ou passam a ser colaboradoras do Bistrô Mãos de Maria, que fica na laje da união de moradores, em Paraisópolis, e serve diariamente refeições no horário do almoço.

Em entrevista ao Portal da Band, Juliana da Costa e Elizandra Cerqueira, empreendedoras sociais e fundadoras do Mãos de Maria, explicam a importância de apoiar a iniciativa. “Gerar renda para as mulheres de Paraisópolis é também quebrar o ciclo de violência, dar autonomia, independência financeira e trabalhar a autoestima”, explica Juliana. “Negras, periféricas, com baixo grau de escolaridade e mães de muitos filhos não são bem vistas pelos empregadores e, por isso, é essencial mostrarmos para essas mulheres que elas podem aprender uma profissão e empreender onde vivem”, completa Elizandra.

A organização também comanda um buffet para festas e uma horta na laje que, além de organizar oficinas de plantio, ajuda a combater a fome da população e fornece produtos sempre frescos ao restaurante. No Bistrô, são servidos pratos típicos do Brasil, como vaca atolada, moqueca e a clássica feijoada das marias.

As operações, no entanto, foram paralisadas em março por causa da pandemia do coronavírus e a necessidade de distanciamento social. Nem por isso as cozinheiras pararam e, desde então, assumiram a responsabilidade de preparar e distribuir marmitas solidárias para os que mais precisam neste momento. Até o fim de julho, 608 mil marmitas foram fornecidas e o trabalho continua. Por isso, a doação do programa será bem-vinda para fortalecer a distribuição de alimentos. “Temos muitas coisas para investir, mas sempre precisamos comprar os ingredientes para as marmitas já que, por dia, usamos 300 kg de arroz, 200 kg de feijão, 150 kg de proteínas e 5 mil embalagens”, garante a dupla.

Nas próximas semanas, o projeto avança para novas frentes e as empreendedoras retomam as atividades comerciais com capacitação de cozinheiras online, entregas por delivery e pequenas franquias do Mãos de Maria espalhadas por vários pontos de Paraisópolis. Apesar da difícil situação do país, as fundadoras garantem que as ações não podem parar. “É um momento de acolher a comunidade, cuidar dos nossos e gerar renda, já que muitas mulheres perderam os empregos. Sabemos que cada ação leva esperança a muitas famílias e por isso seguimos”, finalizam as fundadoras. Para doações ou voluntariado, basta entrar em contato com o projeto pelo Instagram @maos_maria.