Masterchef

Cozinheiros terão de reproduzir prato de filme para escapar da eliminação no MasterChef Brasil

Zeca Camargo apresenta o desafio da noite e acompanha de perto o desempenho dos participantes que estão na berlinda

Da Redação

Zeca Camargo apresentará receita italiana clássica e exótica
Zeca Camargo apresentará receita italiana clássica e exótica
Carlos Reinis/Band

Depois de uma estreia emocionante, o segundo episódio da nova temporada do MasterChef Brasil chega com tudo. Na próxima terça-feira (13), às 22h30, os competidores que ficaram no mezanino e tiveram a chance de prestar atenção nos erros e acertos cometidos pelos concorrentes, vão precisar mostrar que mandam bem na cozinha. Logo de cara, eles terão de fazer um prato com um dos cortes de carne mais populares do Brasil: a alcatra.  

Para dar início ao desafio, o chef Henrique Fogaça arregaça as mangas e dá uma verdadeira aula de como limpar e separar a proteína. A partir daí os participantes escolhem com qual pedaço preferem trabalhar. Quem tiver um desempenho mediano, terá uma segunda chance de se salvar da berlinda em uma prova de olfato. Com os olhos vendados, os cozinheiros tentam adivinhar um dos 60 ingredientes colocados em potes de vidro. Os que forem mal, seguem direto para a prova de eliminação. 

O derradeiro desafio da noite começa com a exibição de um trecho do filme A Grande Noite, de 1996, em uma instalação artística cheia de televisores antigos na cozinha do MasterChef. Os participantes são apresentados ao Timpano, um prato que muda a história do restaurante dos personagens principais. A receita é uma espécie de torta que leva macarrão na massa e no recheio, além de carne, legumes, molho e queijo.

Para explicar o longa-metragem, e principalmente o Timpano, o jornalista e apresentador Zeca Camargo, que é cinéfilo, apaixonado por culinária e já provou essa iguaria em suas viagens pelo mundo, traz uma torta gigante, deixando os participantes em pânico. Ele fala da busca pelo prato quando o filme estreou no Brasil e como os seus sabores ficaram marcados na memória.

Os cozinheiros deverão fazer uma versão dessa clássica e exótica receita italiana para se salvar da eliminação. Cheio de ingredientes e técnicas, o prato vai lançar os concorrentes a uma corrida contra o tempo. Zeca Camargo, que já se mostrou um grande cozinheiro quando ganhou o especial de fim de ano do MasterChef em 2020, acompanha de perto o desemprenho de cada um. Os jurados estão mais afiados do que nunca e não vão deixar nenhum erro passar batido. A loucura vai ser tanta, que tem até participante pedindo para “o Brasil esquecer esse episódio”.

Os autores dos melhores pratos são salvos, enquanto os três piores brigam pela permanência no programa. Um deles vai conseguir escapar com a ajuda dos colegas que estão no mezanino. Depois disso, os jurados escolhem o segundo eliminado da competição gastronômica mais difícil do mundo. 

Premiação

Além do troféu, grande símbolo do melhor chef amador do país, a SumUp irá rechear a conta do melhor cozinheiro da temporada com R$ 300 mil. A empresa também vai oferecer ao vencedor de cada prova individual um prêmio de mil reais. O novo MasterChef Brasil ganhará da Amazon R$ 5 mil em compras por mês, durante um ano, para ser usado na loja amazon.com.br. Já a Claro vai levá-lo com um acompanhante para um destino gastronômico inesquecível, com o intuito de conectá-lo com tudo o que mais ama. 

A Britânia dará ao vencedor produtos dignos de chef, enquanto a Brastemp o presenteará com uma cozinha completa da linha Gourmand. Já a Seara convidará o vencedor a participar do time de Chefs Influenciadores da marca para o desenvolvimento de receitas. O grande campeão ainda terá a oportunidade de fazer um curso de técnicas tradicionais da culinária francesa na Le Cordon Bleu Brasil. O segundo colocado também ganhará um curso de habilidades e técnicas da pâtisserie. 

O MasterChef Brasil é uma coprodução Band/Endemol Shine Brasil/Discovery Home & Health baseada no formato da Endemol Shine Group. O talent show vai ao ar toda terça-feira, às 22h30, na tela da Band, com transmissão simultânea no Portal da Band e no aplicativo BandPlay. A partir de 9 de julho, a atração também será exibida toda sexta-feira, às 19h40, no canal Discovery Home & Health.