Masterchef

Doação do MasterChef ajudará MAE Maria Rosa a capacitar jovens pela gastronomia

Stefani Sousa

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
MAE Maria Rosa a capacitar jovens pela gastronomia
Reprodução

Um prato de sopa foi a semente inicial para a criação do Movimento Assistencial Espírita Maria Rosa, que atua em Campinas (SP) e recebe a 11ª doação de R$ 5 mil do MasterChef Brasil. Por lá, foi servindo comida que o casal Vandir e Carlos encontraram uma forma de ajudar a população e, cinco anos depois do primeiro prato de comida distribuído, criar o programa que atende mais de 400 famílias mensalmente e já ofereceu diferentes serviços na região, como assistência médica, odontológica, reforço escolar e doação de roupas.

Hoje, após tantas transformações no bairro em que está localizado há 51 anos, o movimento se dedica à medidas educativas, fornecendo oficinas de cultura, arte, esporte e lazer para crianças, jovens e idosos. Um dos trabalhos mais efetivos da instituição é o projeto Jovem Chef, que atende adolescentes, promove capacitação pela gastronomia e direciona os alunos ao mercado de trabalho. É para lá que vai a doação do programa de acordo com a presidente Celine Dias, em entrevista ao Portal da Band

Na iniciativa, jovens entre 15 e 24 anos se inscrevem, passam por um processo de seleção e, em seguida, por 14 aulas de gastronomia, totalizando 84 horas de aprendizado. Ao todo, 3 turmas são atendidas por ano, em parceria com a Fundação FEAC, e, até o momento, 6 jovens já foram contratados e 2 passaram a empreender. “Nosso sonho é ter um espaço próprio para as aulas, mas o valor que precisamos ainda é muito maior. Por enquanto, a quantia nos ajudará a dar continuidade às formações”, explica.

Com a pandemia, houve a paralisação do Jovem Chef e o instituto se dedicou a distribuição de 700 cestas básicas, produtos de higiene e máscaras. Há duas semanas, as atividades foram retomadas, e os gastos aumentaram. “Tivemos que comprar equipamentos de segurança e até temos parcerias, mas é um projeto caro, com custo alto e, em novo formato, tivemos que modificar bastante, inclusive diminuir o número de jovens.” 

Qualquer pessoa pode ajudar o MAE Maria Rosa a seguir colaborando com a juventude. Para apoiar a causa, doações são bem-vindas pelo site, mas a presidente faz um convite ainda mais amplo. “Você pode empregar alguém ou participar das formações de outra forma”. Celine justifica ainda a importância de olhar para este público: “Existem poucos projetos destinados a jovens carentes e a gastronomia brilha os olhos deles, é uma chance de se recolocar. Em Campinas, somente 5% dos programas são destinados a essa população. O jovem carente sai da escola e, às vezes não tem a oportunidade de cursar faculdade, fica meio perdido, sem saber o que fazer. Precisamos tirá-los da rua”.

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.